14 de junho de 2011

ervas selvagens





Do passeio de Domingo, com M. e a Sónia, que veio passar o fim-de-semana. M. tinha dispostas a secar malvas - não sabemos qual a espécie - e hipericão da espécie  Hypericum canariense. Tinha-as assim, desta forma linda e delicada.

No passeio não colhemos camomila porque o tractor já tinha feito esse trabalho. Mas a natureza é generosa e vimos hipericão - numa das fotos o pormenor da flor, amarela, e da folha; erva-caril brava, da qual não sei o nome da espécie; a penúltima também não sei o que é e por fim uma erva a que chamam aqui de rabo-de-zorrra (raposa), da espécie Polypogon monspeliensis mas sem certeza. Tenho aprendido imensas coisas e cada vez me encanta mais o mundo das ervas selvagens ":)

Até lá!

3 comentários :

Maria luisa disse...

Olá, sou brasileira e acompanho seu blog, inclusive já usei varias técnicas que você menciona. Estou indo para Lisboa agora em junho e gostaria de saber se você poderia me indicar algum lugar onde possa comprar sementes para plantar na minha horta. Mais uma vez parabéns pelo blog. Obrigada Maria Luisa

Rosarinho disse...

Olá!

Pelas fotos o local parece lindo :) E as flores um charme.

Boas postagens

Trumbuctu disse...

Olá Maria Luísa! A maioria das sementes que utilizo são de colheitas anteriores aqui da horta. Não sei que que parte do Brasil a Maria Luísa se encontra mas de certeza que consegue encontrar quem lhe arranje sementes, algum grupo de agricultores ou permacultores. É sempre melhor utilizarmos sementes já adaptadas à região onde temos a horta, as plantas assim nascidas são mais fortes e mais resistentes a pragas. Se ainda assim pretender comprar aqui sementes pode enviar-me um e-mail e dar-lhe-ei algumas moradas.
Boa viagem e boa estadia!

E é mesmo Rosarinho, um lugar precioso ";)