18 de dezembro de 2013

calendula arvensis



Uma descoberta maravilhosa, literalmente. Maravilha silvestre - Calendula arvensis - descoberta no Mercado de Natal Amigo da Terra, em Almada, onde estive presente com o Grão da Terra.

Foi no 'stand' (1ª foto) da Quinta da Parreirinha que a vi e logo o meu olhar recuou no tempo, à memória de já ter visto aquela flor. Aquele cantinho* foi a minha perdição. Passei horas, de longe, a olhar e a deleitar o meu imaginário.

O campo está agora cheio destas Maravilhas. O cheiro é inconfundível, igual ao da Calendula officinalis, e as propriedades são inúmeras. As folhas, ricas em minerais e vitaminas são semelhantes, em valor nutricional, ao Dente de Leão - Taraxacum officinale.

Consulta adicional:
Jardim Botânico da UTAD
PFAF

* Por detrás daquele 'cantinho' está um imenso saber e um trabalho de anos. Muitos, de certeza!
(♥) Paula

3 comentários :

Anónimo disse...

Descobrir uma "Maravilha Selvagem" é certamente maravilhoso, mas divulgar espontânea e solidariamente o trabalho de outros colegas de actividade não o é menos! Obrigado pela generosidade.

Quem escreve este post nada tem a ver com a banca que aparece na foto, apenas é alguém que não ficou insensível ao espírito de cooperação da autora do Trumbuctu.

Anónimo disse...

Concordo! É um bonito gesto.
Juntamente com as [tuas] maravilhas do Grão da Terra, também de lá trouxe uns belos chás da Quinta da Parreinha:)!

Um beijinho da Marta do tomilho;).

Trumbuctu disse...

Obrigada 'anónimo' :)

Marta, não me esqueci do tomilho. Em breve terás 'noticias' :). Obrigada!