27 de abril de 2014

truques e 'destruques'


Andamos sempre nisto, todos os anos novas tentativas para podermos ter morangos, feijão, luffas, etc, etc. Este ano o caracol decidiu procriar vertiginosamente, são colónias imensas espalhadas por aí e tudo o que é plantinha tem de ser extremosamente protegida até atingir um tamanho razoável. Folha tenra desaparece em segundos.

Procurando fintar o caracol, e outra bicharada, este ano plantei alguns pés de morango nas paletes que servem de vedação à horta. Ainda não estão a dar em pleno mas já percebi que vou comer morango. Não é mais do que uma floreira improvisada que com terra muito rica permitirá o pleno desenvolvimento dos morangueiros. Fica tudo mais fácil: basta colher sem ser preciso lavar, as podas que irão nascer serão mais fáceis de cortar - para preparar os morangos do próximo ano - e tudo isto de pé, fica bonito e logo se veem os morangos que estão prontos a colher.

Prefiro pouco mas bom.

3 comentários :

Quinta Nossa disse...

Adorei a ideia de plantar os morangos nas paletes.
Já tinha andado a pesquisar na net por essas fantásticas vedações feitas com paletes e conseguir retirar delas ainda outra função é fantástico e fica uma vedação ainda mais gira decorada com os frutos.
Mas fiquei com uma duvida. Como fixa a palete ao chão?
Obrigada pela inspiração...

Trumbuctu disse...

Simplesmente não fixo :)
Aqui e aqui pode ver como fiz. O facto de serem colocadas em zig-zag confere alguma resistência à estrutura. Pode, de quando em quando, fixar uma estaca ao chão e na qual prende uma e outra palete. Se quisermos ter algum preciosismo o melhor é não ficarem assentes no chão, para não apodrecerem tão rápido, o que nos dias de hoje aconselho. Paletes já não se vêem muito por aí como dantes ;)

Susana disse...

Olá! Adorei a sua ideia! Mas o que é o material preto? Plástico? Tela? Obrigada