18 de junho de 2007

Novas descobertas...


...nada boas, pelos vistos. não usar química tem destas coisas e também devia ter dado logo calda bordalesa aquando da transplantação das plantinhas. Não sei se iremos colher algum tomate. Parece-me mesmo ser míldio, agora que vejo os frutos assim.

Solução: tirar as partes e frutos doentes, mas pouco mais se pode fazer. Pulverizar, por 3 dias consecutivos, com uma solução de leite e chá de cavalinha, receita Fontanheira, da qual tenho indicações que melhora substancialmente a resistência da planta. O melhor é tentar encontrar sementes resistentes, mais caras mas que garantem colheita.

e mais estas


????

PS- As cenouras ainda não foram transplantadas

2 comentários :

Anónimo disse...

ola. os meus tomates tambem tem esse tipo de ferrugem e um blor branco ao mesmo tempo estou a pensar usar enxofre que dizem que é bom para os tomates.
eu tambem tenho muitas formigas por aqui li num saite que as fromigas depositam os ovinhos do pulgao nas plantas para depois se alimentarem deles "as formigas criam pulgoes como nos criamos vacas leiteiras".. Ana Paula

Trumbuctu disse...

Olá Ana Paula,
se vês bolor branco nas folhas deve ser oídio e para isso é mesmo o enxofre que se usa. Isto dito pelo Sr. Abel, agricultor daqui; o enxofre dá-se quando a planta já tem o fruto desenvolvido, com tempo de chuva

Quanto às formigas, essas alimentam-se do suco que os pulgões fabricam e defendem-nos dos predadores, como as joaninhas entre outros. O que elas cultivam é um fungo, a fumagina, do qual se alimentam. Por isso é bom semear gergelim para tentar diminuir a "praga".