30 de abril de 2008

Larvas úteis ou prejudiciais?


Penso que se trata de uma larva de coleóptero, mas não sei qual. Pelo que andei a ler, poderá ser de escaravelho. No compostor são úteis porque fazem um bom trabalho. Para além disso, constituem um excelente alimento para os pássaros. Mas para as culturas, hum... aí é que a porca torce o rabo pois alimentam-se das raízes destruindo as culturas. Por enquanto está tudo controlado porque vou encontrando muito poucas pelo terreno. Esta até estava a ser atacada por um exército de formigas, fez-me impressão e levei-a para outro lado, onde morreu.

4 comentários :

Anónimo disse...

Alimentam/se de bolbos de flores e legumes. Nem sei bem q genero de bolbos...Eu apanho e coloco noutro sitio mais selvagem ... assim podem encontrar outros caminhos abraco elsa

Trumbuctu disse...

Querida Elsa,
que bom passares por aqui. Também faço isso. Aliás, de todos os bichos que encontro na horta coloco fora dela. Eles voltam, e novo para fora. Vai sendo assim ":O)

Tenho boas notícias. O Tupinambur do jardim está lindo. Coloquei um pouco de estrume de galinha e agora está fabuloso. Se colocarmos um pouco de estrume os tubérculos ficam melhores, foi o que li.

Os que tu semeaste também já estão a nascer, mas como estão lá em baixo, prácticamente sem água, deduzo que cresçam mais devagar. Não querem muita água, como disseste, mas sempre precisam de alguma.

beijo grande

Julio disse...

Pela fotografia que apresenta, julgo tratar- se de um colopptro, designado "Melolontha", cujos nomes vulgares em Portugal são para as larvas Pão de galinha; Morcão; Sopa de galinha;Sopinha; Roscas.`Para os adultos: Besoiro, Abeijão; ceifeiro; Escaravelho; Zangarrão, Sanjoaneiro (este ultimo nome por causa dos adultos aparecerem por alturas das festas de S. João, mês de Junho. Bom trabalho e saude.
J.Julio

Trumbuctu disse...

Obrigada pela informação, Júlio. Não sabia que poderia ter todos esses nomes. Melolontha adulto nunca vi por aqui. Um coleóptero, como disse, é de certo e provavelmente as larvas são idênticas entre espécies. Os adultos que, presumo, derivam destas larvas são mais parecidos com estes. Ainda não tirei nenhuma foto.