
Depois do
tractor
01/05/08
- Montagem da rega, que este ano ficou diferente. Optimizei de tal forma que consegui colocar tudo a regar, horta e outras zonas que estavam sem água. Na próxima semana irei colocar aqui o esquema da rega, com tudo o que aprendi até hoje.
04/05/08
- Regos para a sementeira e abertura de buracos para colocação de composto
05/05/08
- Transplantações e sementeira, que irá continuar para algumas espécie como os nabos, as cenouras...Deu muito trabalho não só porque já de si é trabalhoso mas também porque este ano vamos experimentar a consociação de culturas. De forma que, andei quase com um manual atrás, esquemas e mais esquemas, para que tudo ficasse no lugar certo. O resultado foi este, por linha de cultivo:
feijão+manjerona+segurelha
brócolos+espinafres+beterraba+cravos túnicos
cebola+alho porro+cenoura
pimento+cebolas
pepino+cenoura
tomate+cebola+cenoura+segurelha+manjerona
tomate+cebola
abóbora hokaido+ervilha de jardim+manjerona+segurelha
meloa
feijão de trepar+cenoura+cravos túnicos
melancia
alho porro (espera tomate do tarde)
Na caldeira do Jacarandá, que este ano está a dar flor pela primeira vez (uma árvore com 3 a 4 anos), transplantei maravilhas (
Calendula officinalis)
13/05/08
- Início da palhagem lateral dos regos. Palhar à volta das plantas terá que esperar que estas fiquem maiores. Este ano começou tudo um pouco tarde, o viveiro devia ter sido feito em Fevereiro/Março.
Observação: A textura do solo piorou depois do tractor, parece "quebrado". Definitivamente, se o projecto continuar, no próximo ano começarei com as
camas hortícolas. O trigo também penso que não foi a melhor solução, esgotou um pouco o solo que ja é pobre. No escalrracho acho que ajudou, não está tão profundo, mas continua...Deveria ter sido maior quantidade de tremocilha e menos de trigo.
Têm sido dias de muito trabalho, por aqui. Na próxima semana aprofundarei mais a descrição de todo o trabalho que tem sido feito na horta nomeadamente a consociação de culturas como combate às pragas e o uso de flores e ervas para o mesmo efeito.