13 de dezembro de 2008

tremocilha - Lupunus luteus L.


Planta forrageira, necessita de um solo com ph entre 5.0 a 6.0 e franco argiloso (já li também arenoso). Que análise devo pedir? Por aqui ainda não o fizemos...
É pouco sensível ao encharcamento e mais sensível à geada e falta de água. Funciona como adubo verde, ajudando a fixar o azoto no solo e fornecer matéria verde, melhorando a estrutura do solo. A vida existente no solo também beneficia, contribuindo, também esta, no melhoramento do mesmo. A tremocilha deverá ser enterrada no início da floração. Espero ter sorte este ano, embora a semente não tenha sido enterrada e agora, exposta à geada....

13 comentários :

Luciano Lema disse...

Ainda hoje andei a semear tremoço e tremocilha. Verifico que são bastante resistentes, não têm problemas visíveis com a geada e, além disso, não dão trabalho nenhum a semear: é só atirá-las à terra, não precisam de ser cobertas. Dentro de poucos dias, com este tempo húmido, germinam facilmente.

Trumbuctu - diário de uma horta disse...

Boas notícias, essas. As plantas nem sempre "seguem" o que vem escrito sobre elas. Há 2 anos semeei tremocilha mas não nasceu; se foi das condições climatéricas ou da qualidade da semente, não sei. Este ano parece que está a correr melhor, já nasceu por todo o terreno. Estas chuvas ajudaram e talvez a semente seja de melhor qualidade. É verdade, reparei que mesmo sem ser enterrada germinou, mas nós acabámos por cobri-la com um pouco de terra.
Boa sorte para as colheitas.

Luisinha disse...

Acha tarde para semear tremoço bravo??? estamos em fevereiro..comprei a semente, mas nem sei se fiz bem..pelo timing..

Trumbuctu disse...

Olá Luísa,

Nunca ouvi falar de tremoço bravo mas com uma pesquisa rápida de certo encontrará alguma resposta.

Li disse...

Olá. Ando à procura de informações sobre o Tremocilho. Qual os meses melhores para plantação? Já ouviram falar sobre as capacidades destas plantas promoverem o combate de silvados? Quais as variedades que plantaram? Onde posso encontrar?
Agradeço a ajuda.

Trumbuctu disse...

Olá Li,
A melhor altura para plantar tremocilha é nas primeiras chuvas de Outono. A variedade de semente que encontramos por aqui é a Lupinus luteus L. e qualquer casa de sementes deve ter.
Já ouvi falar das capacidades da aveia e ervilhaca combaterem as raízes do escalracho mas tremocilha combater os silvados não. Vou procurar informação sobre isso. Obrigada pela indicação.

Unknown disse...

Alguem sabe quanto tempo demora o tremocilho a dar flor?

Trumbuctu disse...

Se for semeado no Outono (Outubro) começa a dar as primeiras flores em finais de Março.

Unknown disse...

boas.o meu objectivo é semear agora e com as próprias sementes que as plantas vao criar ,ter nova sementeira no próximo outono,qual a melhor altura e alfaia para esta finalidade? obrigado

Unknown disse...

Onde posso comprar tremocilha na zona de Lisboa?

matedemo disse...

https://www.fitoagricola.net/es/tienda-online/Catalog/listing/semillas-de-forrajeras-42277/1

matedemo disse...

https://www.lojaagropecuaria.pt/6924-CE66

Anónimo disse...

Também gostava de saber a resposta