7 de junho de 2011

da horta



Temos andado a construir um telheiro e no alto do escadote tive uma outra visão da horta. De cima! Foi há cerca de duas semanas que a reguei com chorume de urtiga e a diferença é bem visível. O crescimento das plantas, se comparamos a primeira imagem com esta, é enorme. Esta foi a parte do primeiro sector da horta a ser semeada e por isso está bastante mais desenvolvido do que a restante - segunda imagem -, onde temos meloa, abóbora hokaido, tomate, alface, nabo, rúcula e beterraba.

As alfaces estão enormes, já temos feijão de sequeiro e de trepar a formar-se, os primeiros tomates (ainda verdes) e beringela em flor, beterraba, rúcula, nabos e pepinos prontos para colher. O calor e o tempo húmido que se fez sentir há uns dias atrás já trouxe consequências: as folhas dos pepinos estão cheias de míldio ":(.

O que vou fazer é retirar as folhas doentes e pulverizar com chorume, embora saiba que, provavelmente, não vá surtir grande efeito pois este tipo de tratamento é mais preventivo do que curativo. As meloas e abóboras também já estão atacadas pelo mesmo mal e como ainda estão muito pequenas, a começar a florir agora, tenho dúvidas se iremos colher alguma coisa ou não.

Apesar disso o balanço é positivo ":)

Próximas sementeiras:

folhas ❧(hoje)
Transplantar segurelha e manjerona, semear manjericão, coentros, rúcula e alface

frutos☌(08/06 e 09/06) Transplantar abóbora menina (já vai tarde) e plantar feijão de trepar

raízes ❢ (10/06 e 11/06)
plantar cenouras, beterraba e nabo

flores ❀ (12/06)
Transplantar flores e semear pimenta branca

Até lá!
    ❀

Sem comentários :