20 de setembro de 2013

experiências DIY


Como muitos de vocês saberão, particularmente quem vive por estes lados, que a minha luta com os mosquitos já vem de longe. Até há pouco tempo, com as inúmeras experiências falhadas, usava repelente de mosquitos comprado em farmácia; só de ler o rótulo tremia - Altamente tóxico para organismos aquáticos. E então para nós, seres humanos? Não? Bom, mas o sofrimento com as picadas era tal que em certas alturas tive mesmo de usar.

Entretanto, deparei-me com uma receita muito simples.
Experimentei.
E não é que é mesmo eficaz!

Ingredientes:
1/2 L de álcool
100 grs de cravinho
100 ml de óleo de amêndoas, sésamo, camomila, alfazema, etc

Preparação:
Deixar o cravinho a marinar no álcool por 4 dias;
Agitar todos os dia de manhã e à noite;
Ao quarto dia juntar o óleo;
Está pronto a usar.

via Step In2 My Green World 

Eu fiz algumas alterações e menos quantidade, adaptando dosagens e ingredientes:
- fiz 100ml
- substitui o álcool por tintura de alfazema feita por mim (tem uma percentagem alcoólica menor e é de origem vegetal, o álcool normal nem sei como é obtido)
- utilizei óleo de alfazema feito por mim, que tem como base azeite

Além de afastar os mosquitos hidrata a pele :) e não é tóxico! Vou experimentar nos cães pois é referido algures que também afasta pulgas.

~~~
Outra experiência:
Pomada de Matricária, para a pele seca e muito desidratada. Suaviza, hidrata a pele e aparentemente rejuvenesce (pelos menos assim me parecem as minhas mãos agora).

 (♥) Paula

2 comentários :

Mariana Neves disse...

Por acaso nunca tivemos problemas com mosquitos, o problema é mesmo as moscas, mas vai-se tolerando :) Fiquei super curiosa com a pomada de Matricária, para além de que tem um óptimo aspecto! :) Bom Outono Paula! ♥

Trumbuctu disse...

Obrigada, Mariana. Para ti também!