20 de dezembro de 2013

aprender a fiar




Acho que na vida as coisas não acontecem por acaso. Quando montei o ´stand' no último mercado e vi que à minha frente ia estar alguém que trabalhava com lã natural pensei nisso. Faz anos que gosto de lãs, de tricotar, de fazer croché (nada de especial, fiquei-me sempre pelas luvas, cachecóis e boinas) e há muitos anos também tive um projecto com lãs.

Faz anos que procurei meadas de pura lã, rústica, e sendo artesanal melhor. Fui reencontrá-la na Noruega, não artesanal mas pura, e aí voltou a vontade de recomeçar qualquer coisa. Foi com essa que experimentei as primeiras luvas de banho para usar com sabonete. Depois comprei o fio artesanal das ovelhas Churra Galega Mirandesa, há muito tempo namorado.

E foi então que conheci alguém que trabalha com lã natural há muitos anos - Qlã Artes Têxteis Naturais. Vi fiar, experimentei (tenho ali um 'montinho' de lã virgem, nem lavada nem penteada mas limpinha, para treinar; e mais um 'montinho', a branca - lavada e penteada, para experimentar. E ganhei um fuso em troca de um sabonete!

E se na  vida as coisas acontecerem por acaso, então, cabe-nos a nós tornar os acasos especiais.

(♥) Paula

Sem comentários :