16 de outubro de 2014

a resposta








A natureza encontra sempre o seu caminho? Como a água de um rio que passa as pedras, canais mais estreitos ou transborda quando não encontra lugar para fluir? Lembrei-me disto porque fui encontrar ovos de caracol no cesto de folhas do wc seco, e ratos também. O Homem às vezes não sabe o que faz, mas julga que sim.
. . .
Camané pode não ter ligado nenhuma aos girassóis mas às massarocas chamou-lhes um figo. Numa das minhas pausas vi-o de longe, sempre no mesmo sitio a depenicar e fui ver o que seria: Ah, as massarocas perdidas que por ali andavam já tinham levado bom avanço no 'depenicanço'! Facilitei-lhes um pouco a vida, mais por causa da chuva, tirei os grãos e coloquei no prato da 'casinha' deles.
. . .
Larvas, não sei de quê, num bidão de água da chuva. Lembrei-me duma publicação do Sargaçal sobre larvas encontradas no chorume de urtiga - sirfídios - mas estas são diferentes. Tenho de investigar ...
. . .
A mosca que anda a dar cabo das laranjas. Vou adiando a poda e a calda bordalesa e o resultado não é nada bom. Nada mesmo!
. . .
Araçás, sempre presenteando com o seu fruto maravilhoso. Aqui dá duas vezes no ano, um pratinho todos os dias. O que dará quando a árvore for grande!
. . .
Favas e ervilhas; daqui a uma semana nova sementeira. Alfaces, couve coração de boi e brócolos dos quais não faço muita fé dada a quantidade de caracóis que por aí anda.
. . .
Estacas de alecrim e alfazema.
. . . 
A resposta.

Paula

6 comentários :

Trumbuctu disse...

As larvas são de mosquito :/

Uma Horta no Minho disse...

Olá!

As moscas são um problema fácil de resolver...Basta fazer armadilhas e colocar penduradas em várias árvores.
Só necessita de garrafas plásticas "vazias" e fazer alguns furos.
No interior, a servir de engodo, coloca um pouco de água de demolhar o bacalhau (basta deixar um rabo aí umas 30h, +/-, em 2 ou 3 litros de água. A água de cozer o bacalhau também serve.
Veja as duas últimas imagens do post (as outras armadilhas são para apanhar vespas asiáticas):

http://hortaminho.blogspot.pt/

Posso garantir que depois de ter começado a utilizar estas armadilhas deixei de ver as folhas novas das árvores com ovos das moscas. Resulta muito bem.
Só precisa de trocar a água ao fim de 3 semanas (ou mais...).

Existe um sistema mais atractivo mas não sei como adquirir os ingredientes em Portugal (necessita de fosfato de amoníaco - e só serve daquele que os comerciantes vendem em sacos de 50kg...misturado com colorante alimentar...). Veja o vídeo (em francês):

https://www.youtube.com/watch?v=nk5vjKZT3Tg

Espero que ajude!

António

Trumbuctu disse...

Olá, António!

Lembro-me vagamente de me terem falado sobre isso há uns anos, apesar de nunca ter experimentado. Usei, sim, vinho com açúcar mas não o tempo suficiente para ver resultados. A calda não elimina mas ajuda a controla. Muito obrigada pela ajuda, vou experimentar Faz durante todo o ano?

Impressionante! Tantas vespas!!! Por aqui ainda só vi vespas solitárias. São assim grandes como essas.

Também já tive oportunidade de observar, na praia, que as vespas e outros insectos são atraídos pela cor amarela. O açafrão funciona como corante alimentar e é natural. O fosfato de amoníaco não conheço.

Mais uma vez obrigada!

Uma Horta no Minho disse...

Olá!

«Faz durante todo o ano?»
Para dizer a verdade, eu utilizei o sistema de armadilhas com garrafas pela primeira vez na temporada agrícola de 2009, junto dos tomateiros, e depois não sei o porquê “abandonei por completo” até ter “reactivado” este final de Agosto, por culpa das vespas asiáticas.
Mas sim, talvez agora venha a deixar todo o ano as armadilhas na horta! É claro que sempre a vigiar/controlar.

Por acaso nunca vi nenhuma Megascolia maculata ao vivo para lhe poder esclarecer sobre o tamanho. No entanto posso-lhe dizer que a maior vespa da Europa (que no fundo é asiática, mas já se encontra na Europa à séculos…) é a Crabro Linnaeus, e a vespa asiática (Velutina nigrithorax) vem logo atrás.
As fêmeas, que são as maiores, atingem 35mm, e as Crabro alcançam os 40mm.
Fui pesquisar um pouco sobre a Megascolia, em sites franceses, e descobri que lá não é considerada uma vespa. É inofensiva, salvo se molestada, e é muito importante para a polinização de certas flores.
Em relação às vespas asiáticas – Velutina -, pois tenho a confirmar que são mesmo uma praga, destruidora da nossa biodiversidade, principalmente das abelhas, e também das vespas autóctones.
Estou a fazer um artigo sobre o tema “vespas asiáticas”, que ainda está inacabado e quando estiver terminado será actualizado na página inicial.

http://hortaminho.blogspot.pt/2014/09/vespa-asiatica.html

O fosfato de amoníaco, se bem percebi, é um adubo agrícola, granulado, e que se vende em sacos de 50kg. Parece que algumas empresas também o comercializam em sacos de 1kg, mas em pó, e não sei explicar o porquê mas este tal em pó não serve para fazer o tal engodo que já mencionei no comentário anterior. Pelo menos é o que o vídeo explica…

Agradeço a dica do açafrão! Hei-de fazer uma experiencia (misturado na água do bacalhau, ou da carne ou outra qualquer…).

Saudações,
António

Trumbuctu disse...

António, o que faz às laranjas que caem no chão? Li que não devem ir para o compostor e enterradas também me parece perpetuarem o ciclo das larvas ... tenho-as ali sem saber bem o que fazer ... Se puder ajudar agradeço.

Paula

Uma Horta no Minho disse...

Olá!

Aqui na horta há duas laranjeiras, e como sou só eu a comer algumas laranjas - não posso comer muitas -, e não tenho a quem as dar...(agora é só gente esquisita e cheia de mordomias ...)então quando começam a cair ao chão meto-as dentro de um saco e depois atiro para o caixote do lixo. Devo dizer que quando começam a cair ao chão de "seguidinha", é todos os dias a deitar um saco para o lixo, e tem alturas que chega a ser dois sacos por dia; isto por mais de um mês (por vezes até penso se as laranjas com a chuva não são como o arroz cozinhado...:-))).

Sinceramente eu também não lhe aconselho a deitar na compostagem ou a enterrar-las mas, se por acaso o caixote/contentor do lixo for longe para si, então encontre um lugar "ermo" na sua horta e atire-as todas só nesse local.

Boa sorte para a "empreitada"!

Saudações,
António