23 de janeiro de 2015

'pequena-grande' escala

Centro de Excelência para a Valorização dos Recursos Mediterrânicos
Gosto de ver que finalmente os nossos recursos, tão nossos, tão mediterrânicos, começam a ser valorizados. Torço um pouco o nariz a estas designações de "Centros de excelência" mas louvo as iniciativas. Agrada-me, igualmente, ler alguns apontamentos sobre Permacultura no meio de textos de "excelência", "empreendedorismo", "sustentabilidade".

EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal
Um site que agrega muita informação, alguma bastante útil, e nos permite fazer uma análise de como está o nosso país em termos de Produtores de Aromáticas. Interessante.

Rede Rural Nacional
Um exemplo de integrar em vez de separar, pessoas e não formas de cultivo. Pode ser uma plataforma interessante para encontrar informação e não só. Ainda em desenvolvimento.

Desabafo: Não sei se sabem mas cultivar aromáticas em massa - ou seja o que for - de sustentável não tem nada. Continuamos a repetir o mesmo padrão de cultivo, separar em vez de integrar. Não sei se sabem mas pelo ambiente isso pouco faz e pela Terra? Nem comento.

O lucro mantém-se como meta a atingir, agora revestido por palavras bonitas como empreender, dinamizar, sustentável, etc. Palavras há muitas, como chapéus!

Paula

2 comentários :

Catarina H. disse...

Concordo com o "desabafo". Por muito cuidado que se possa ter, cultivar em massa é sempre agressivo para a sustentabilidade. Como em tudo, para haver equilibrio, tem que haver diversidade e espaço para ela.
Boa semana!
(muito inspirador o teu blog, comecei agora a ler e irei até ao fim :) )

Paula disse...

Obrigada, Catarina! Obrigada pela visita :) Volta sempre!