20 de setembro de 2007

Plano da próxima horta



O plano para o próximo ano está pronto, para uma área de 400 m2: direcção das linhas Norte/Sul, pois desta forma as plantas recebem mais sol durante todo o dia; linhas de rega, que com esta orientação ficam optimizadas; tipos de cultura para cada linha e quantidades a semear.

Agora no começo do Outono, todo o terreno será estrumado e fica em descanso até à Primavera. Será, talvez, reservada uma pequena parcela para favas, ervilhas, rúcula e algumas alfaces, enriquecida com composto. Afinal 1 m3 (é o que leva cada sector do compostor) não dá para muita área, embora o composto seja, em qualidade, muito superior ao estrume e menos quantidade dê para mais área.

Na zona circundante da horta será plantado sésamo (também conhecido por gergelim) para tentar controlar a população de formigas. Fiz uma experiência, depois de feita alguma pesquisa, colocando sementes junto de alguns formigueiros e a actividade diminuiu substancialmente. A fumagina, fungo que a formiga alimenta no seu formigueiro, morre com a matéria que compõe o sésamo, deixando assim de produzir o alimento necessário à formiga. Diversas variedades de tomilhos serão semeadas, mais para a Primavera, para servirem de tapete controlando as ervas daninhas.

Plantarei, se encontrar sementes, algumas ervas aromáticas como o Piretro, entre outras, para o introduzir no processo de prevenção de pragas. A parte das ervas aromáticas ainda necessita de um estudo prévio para plantação, pois tenciono introduzir plantas, de preferência autóctones, vivazes.

Gostava que a horta fosse como um jardim, mas a ideia que eu tinha em mente não é viável por causa do sistema de rega. Farei o mais próximo disso.

2 comentários :

Crassula disse...

Grande plano sim senhora! um bom, trabalho no seu desenvolvimento!
Quanto às aromáticas pode ver um site na net que é "o cantinho das aromáticas" tem venda online e aconselham te quanto às melhores espécies para o efeito pretendido...

Trumbuctu disse...

Obrigada pelo comentário ... o cantinho das aromáticas já conheço. Por aqui tudo é perto ":O)