28 de setembro de 2007

recolha de sementes de Phaseolus coccineus


Semente

Vagem e semente

Chamei-o de Feijão Surpresa, quando deu flor, mas o verdadeiro nome é Phaseolus coccineus. Foi muito resistente ao pulgão, só no fim da cultura começou a ser atacado e pouco. Também porque tinha outra qualidade de feijão muito junto. Dos melhores pés estamos agora a recolher a semente.

6 comentários :

Pearalta disse...

Olá!

Também sou adepta do “feijão espanhol”, já o tinha cultivado há 10 anos e verifiquei que a planta se ficar dum ano para o outro rebenta novamente.
Este ano semeei uns 7 feijões desta espécie, com flores vermelhas, e tenho tido feijão verde para meu consumo o verão inteiro – estão lá também muitos já rijos que ficarão para a semente ou para fazer sopa!
Como tenho um mini quintal, semeei-os rente à vedação e fi-los trepar por arames acima; amanhã colherei mais duas mãos cheias de vagens…
Enquanto estiveram em flor eram altamente vistosos!
Obrigada pela informação que nos apresenta.
Esperança Melo

Trumbuctu disse...

Olá Esperança,

Que bom ter passado por aqui e deixado esta informação. No próximo ano já sei onde vou plantar este feijão, junto da empena da casa. Assim, já poderei experimentar deixá-lo ficar para rebentar de novo. As flores são mesmo lindas e, como disse, fazem uma bonita trepadeira.

Não me lembro onde arranjei as primeiras sementes - já vou na 2ª geração - mas é realmente uma espécie muito resistente ao pulgão; este ano não teve nada.

A dica das vagens grossas para sopa também é boa, obrigada.

Até sempre
Paula

Pearalta disse...

Bom dia Paula,

Tive muito gosto em visitar o seu blogue! Os meus feijoeiros tiveram algum pilho, deve ser o tal polgão, mas eu pulverizei-os várias vezes com água de urtiga e a peste foi-se! Já utilizei esta receita várias vezes e resulta; põem-se as urtigas de molho e depois mete-se a água no pulverizador. Costumo coá-la com um pano para não entupir os furinhos do dispositivo.
Uma boa continuação…
Esperança

Ana Ramon disse...

Ando a percorrer o teu blog á procura de um post que ensinava a livrar-nos das lagartas das couves e julgo que foi aqui. Entretanto deparei-me com este feijão. Eu julgo que é igual ao meu, oferecido pelo Augusto do Pilriteiro, com o nome de Feijocas da Bulgária. O teu também tem este nome?

Gaivotas em terra disse...

Olá
Nunca vi uma semente de feijão dessas. Pode dizer-me onde se arranjam. Eu sou cá do Norte(viana do Castelo)e não me lembro de ter visto essa variedade por estes lados.
Obrigado,

Jorge Alves disse...

Olá
Gostava de obter sementes dessa espécie para semear.
Onde posso encontrar?
Jorge Alves