23 de outubro de 2007

De partida

Pois é, finalmente de partida para a preparação dos novos trabalhos:
- Levantar a rega
- Arar a terra
- Comprar sementes de centeio e ervilhaca, para a sementeira de inverno, e esperar as chuvas anunciadas .

Estas duas variedades são óptimas para adubar a terra, um excelente adubo verde, já que é tão difícil encontrar estrume em boas condições. O centeio tem mais uma vantagem, ajuda a controlar o escalrracho.

Depois, é só esperar que chova, cresça e lá para fim de Fevereiro, início de Março cortar e incorporar tudo na terra.

6 comentários :

Crassula disse...

Então uma boa viagem e um bom trabalho!:)
Que lindo que está o blog...

Trumbuctu disse...

Obrigada. parece que a tal chuva anunciada se antecipou, vai dificultar os trabalhos mas assim até é melhor, deitam-se a sementinhas à terra e começam logo a germinar":O)

Júlia disse...

Obrigada pelos constantes ensinamentos que se vão buscar ao teu blogue sem pagar nada. É muito generoso da tua parte.Ficamos a saber tanta coisa!
Em que viveiro descobriste a árvore de folhas vermelhas ou frutos do teu blogue? É linda.
Obrigada por tanta atenção e tanta beleza.

Trumbuctu disse...

Ora essa! É com todo o gosto que o faço, tudo o que partilho aqui também um dia me foi dado. Pelas pessoas, pelos livros ou pela minha própria intuição. Eu é que agradeço o privilégio de poder descobrir tudo isto no Monte das 7 Figueiras.

A árvore encontrei-a no viveiro da minha imaginação...

Ana Ramon disse...

Não sei por onde tenho andado que não conhecia a existência deste blog. Vim atrás de informação sobre a Erva de Principe que cortei a 5 cm do chão. Agora vou ter que o consultar mais vezes porque tem respostas para algumas dúvidas que me surgem constantemente. Esta do centeio controlar a praga do escalracho, deixou-me muito interessada. Será? E porquê?
Comprei um saco de semente diversa para ter erva de corte e assim poder fazer fardos no próximo Verão Se for como dizes, vou juntar semente de centeio à que comprei. Entretanto estou à espera de chuva. Vou passando a ver se percebo essa relação entre o centeio e o escalracho danado que me aparece em todo o lado.
Um abraço

Trumbuctu disse...

Olá Ana, obrigada pela visita.
Pois eu também não sabia, quem me disse foi um amigo arquitecto paisagista que há muitos anos anda nestas coisas. Quando fui comprar o centeio (que não consegui encontar) o senhor das sementes disse que o trigo fazia o mesmo efeito porque são ambos da mesma família e a explicação tem a ver com o tipo de raizes que este cereal tem, asfixiam as raizes do escalracho.

Também estou à espera da chuva para semear, aliás acho que todos os agricultores estão, pelo menos os que vão semear cereal. Na próxima primavera veremos se diminuiu a praga.

Bons trabalhos.