19 de março de 2008

Santolina ou Abrótano-fêmea


Santolina chamaecyparissus

A Centolina afinal é Santolina chamaecyparissus (S. incana), Abrótano-fêmea ou guarda-roupa, um sub-arbusto rústico e sempre verde, com cerca de 30 a 60 cm. Esta é a espécie que temos cá, mas existem mais três, a S. rosmarinofolia sub-espécie canescens, a S. virens S. rosmarinifolia sub-espécie rosmarinifolia (S. viridis) e a S. pinnata neapolitana. Qualquer uma delas possui flores amarelas que desabrocham de meados até ao fim do Verão, de tons ligeiramente diferentes e folhas distintas.

Utilização
Esta planta pode ser usada para afastar as traças e outros insectos, colocando-se ramos em gavetas, debaixo de tapetes, entre os livros ou pendurados em armários; misturar em "potpourris" ou em bordaduras de canteiros.

Cultivo
Gosta de exposição solar e solo arenoso e bem arejado.
A propagação faz-se por estaca (5 a 8 cm), na Primavera ou Outono (proteger das geadas).
Transplantar a intervalos de 40 cm e desbastar na Primavera ou no Verão. No outono retirar as flores murchas. Nos locais muitos frios no Inverno proteger as raizes com palha.

Colheita
A colheita dos caules faz-se no fim do verão e as folhas em qualquer altura para secar.

Observação:
Este post foi alterado pois no anterior publicado há 2 dias, com o título Update, escrevi:
Já há algum tempo que não vinha aqui mas agora, com a Primavera a aproximar-se, as actividades começam de novo a surgir e os trabalhos a aumentar.

Actualizada, no Trumbuctário, a secção das plantas aromáticas: Poejo, Camomila e Centolina Santolina, da qual ainda não consegui encontrar o nome científico nem qualquer descrição.

1 comentário :

Monte das 7 Figueiras disse...

Olá já tens algumas plantas aromáticas para venda?
Se tiveres leva-as para os Sábados no Monte.
Penso que na cidade não têm facilidade em arranjá-las.