12 de abril de 2008

Tupinambur - Helianthus tuberosus

Tupinambur, tupinambo, girassol batateiro e não Tupinamur, mas para não haver enganos o nome científico é Helianthus tuberosus.

Volto a esta planta porque já nasceram cerca de 4 pés e acho que ainda poderão nascer muitos mais.

Como na altura não sabia, os tubérculos foram plantados de uma forma dispersa mas o seu cultivo deve ser feito em linha. O Tupinambur, embora seja uma planta vivaz, deve mudar de local de 3 em 3 anos, para que não diminua de tamanho e a sua qualidade. Como são difíceis de erradicar, qualquer pedaço de tubérculo volta a nascer, devem ser plantados num espaço bem delimitado para que essa tarefa, posteriormente, seja mais fácil de fazer.

A plantação pode ser feita em Fevereiro, mas não depois de Março. Embora seja uma planta pouco exigente cresce melhor se se for enriquecendo o solo ao longo do seu crescimento. Tolera temperaturas negativas e deve ser colhida no Outono. Os tubérculos guardam-se durante o inverno.

A flor nunca vi mas aqui pode ler-se mais informação sobre esta planta e ver como a flor faz lembrar um malmequer amarelo gigante.

5 comentários :

Anónimo disse...

olá, aonde posso encontrar mudas ou sementes ou tuberculos? é uma batata comestivel usada pelos italianos na "bagna cauda". Gostaria de ter um pé na minha casa.P. favor, grata LL

Trumbuctu disse...

O tupinambo propaga-se através de tubérculos, tal como a batata, não por mudas ou semente. Não sei em que parte do mundo a LL se encontra por isso não posso ajudar.

Anónimo disse...

Ola boa tarde quero muito encontrar uma batata de tupinambo,para plantar.onde posso conseguir.se souber por favor meu E-mail é nannycarlos@hotmail.com
sou de jaraguá do sul sc

Seagul disse...

Eu já tive aqui no Oeste da Extremadura, há muitos anos esta planta e gostava de voltar a cultivá-la. Onde poderei adquirir os tubérculos?
Obrigada.
Angelina

Trumbuctu disse...

Experimente contactar a Quinta da Parreirinha, em Silves.