13 de maio de 2008

Recomeçar ...


Depois do tractor

01/05/08
- Montagem da rega, que este ano ficou diferente. Optimizei de tal forma que consegui colocar tudo a regar, horta e outras zonas que estavam sem água. Na próxima semana irei colocar aqui o esquema da rega, com tudo o que aprendi até hoje.

04/05/08
- Regos para a sementeira e abertura de buracos para colocação de composto

05/05/08
- Transplantações e sementeira, que irá continuar para algumas espécie como os nabos, as cenouras...Deu muito trabalho não só porque já de si é trabalhoso mas também porque este ano vamos experimentar a consociação de culturas. De forma que, andei quase com um manual atrás, esquemas e mais esquemas, para que tudo ficasse no lugar certo. O resultado foi este, por linha de cultivo:

feijão+manjerona+segurelha
brócolos+espinafres+beterraba+cravos túnicos
cebola+alho porro+cenoura
pimento+cebolas
pepino+cenoura
tomate+cebola+cenoura+segurelha+manjerona
tomate+cebola
abóbora hokaido+ervilha de jardim+manjerona+segurelha
meloa
feijão de trepar+cenoura+cravos túnicos
melancia
alho porro (espera tomate do tarde)

Na caldeira do Jacarandá, que este ano está a dar flor pela primeira vez (uma árvore com 3 a 4 anos), transplantei maravilhas (Calendula officinalis)

13/05/08
- Início da palhagem lateral dos regos. Palhar à volta das plantas terá que esperar que estas fiquem maiores. Este ano começou tudo um pouco tarde, o viveiro devia ter sido feito em Fevereiro/Março.

Observação: A textura do solo piorou depois do tractor, parece "quebrado". Definitivamente, se o projecto continuar, no próximo ano começarei com as camas hortícolas. O trigo também penso que não foi a melhor solução, esgotou um pouco o solo que ja é pobre. No escalrracho acho que ajudou, não está tão profundo, mas continua...Deveria ter sido maior quantidade de tremocilha e menos de trigo.

Têm sido dias de muito trabalho, por aqui. Na próxima semana aprofundarei mais a descrição de todo o trabalho que tem sido feito na horta nomeadamente a consociação de culturas como combate às pragas e o uso de flores e ervas para o mesmo efeito.

5 comentários :

Ana Ramon disse...

Este blog está cada dia mais bonito e interessante.
Quase não faço aqui consociações. Apenas semeio cenouras na altura de se sachar as cebolas, tenho o cuidado de semear ervilhas e favas nos locais onde estiveram as couves que empobrecem muito os solos e também planto flores nos "cavalos" para atrair bicharada e para ficar mais bonito. Vou estar atenta ás tuas tarefas a ver se aprendo alguma coisa contigo.
Queria perguntar-te onde é que arranjaste os tupinambos aos quais te referes num post mais antigo. É que ando há que tempo atrás deles e não há meio de descobrir onde posso obtê-los.
Este ano vai ser mau para as colheitas porque está demasiadamente húmido, pelo menos por aqui.
Beijinhos

Trumbuctu disse...

Plantar flores nos "cavalos"?? ":O)
Perto do sítio dos cavalos, é?

O tupinambur deu-me a minha prima Elsa e não sei onde se arranja. Quando os retirar da terra, em Novembro, posso enviar-te alguns tubérculos. Também sei de alguém em Tábua que tem, se quiseres tento saber o contacto...

Para algumas culturas vai ser mau, vai. Esta chuva agora em Maio acho que vai arruinar os tomateiros. Para o ano recomeça-se ":O)

Ana Ramon disse...

:)))))))))
Não sei bem como te explicar o que eles chama aqui de cavalos... vou tentar: quando fazes um canteiro deixas uma espécie de murete em terra de volta desse mesmo canteiro para reter a humidade da rega, não é? Pois aqui chamam cavalos a essa elevação de terra e é nela que planto as flores em vez de plantar alfaces que no Verão ressecam e espigam muito por estarem mais elevadas.
Se não te der muita maçada dá-me a morada da pessoa de Tábua, agradecia-te porque é relativamente perto da zona onde estou. O meu endereço é:
anaramon1@gmail.com
Se não conseguir arranjar, depois em Novembro peço-te uma encomenda com eles.
Se estiveres interessada posso enviar-te coisas que tenha aqui. É só dizeres o que andas a tentar encontrar e eu digo-te se tenho.
Em relação ao jardim, já faço isso com algunm amigos da Net.
Sobre os tomateiros, aqui há o costume de polvilhá-los com pó de enxofre nos dias húmidos para evitar o oídio (parece-me que é para esta doença!)
Beijinhos

Trumbuctu disse...

Assim que tiver o contacto envio-te por mail, mas só lá para Novembro é que deverão ter. Essa é a altura da colheita dos tubérculos, poderão ter é armazenados, não sei...

Plantar flores nos "cavalos"!
Percebi, também fiz aqui mas ao contrário. Em breve vou colocar aqui o plano da horta, a cores, depois poderás ver.

Nós aqui damos calda bordalesa, para o míldio, pois é a doença que aparece mais. Enxofre também dão mas o oídio, nesta zona, é menos comum que o míldio. Obrigada pela gentileza, se precisar mando um mail.

Beijinhos

Trumbuctu disse...

Ana, mandei-te um email com os contactos para o Tupinambur. Espero que tenhas recebido.
beijinhos