5 de junho de 2009

Madressilva


Esta madressilva (Lonicera japónica) já existe há muitos anos, sempre no mesmo local e meio selvagem, sem qualquer tipo de cuidado em especial, nem sequer rega. Na foto não se vê mas, da forma como cresceu, faz uma pequena gruta no interior. Talvez por isso esteja tão viçosa, pois gosta de ter as raízes na sombra e o topo ao sol; o tipo de terreno, arenoso, também é o mais indicado para esta planta.

Ao olhar para ela lembrei-me que poderia ser uma boa opção para cobrir a casa das ferramentas. Neste momento colocámos vinha virgem, que também resulta numa boa cobertura, excepto no Inverno, altura em que perde a folha, ao contrário da madressilva que é de folha perene. Vou fazer estacas em Julho, umas por mergulhia e outras em vaso, e esperar que vinguem.

Pode ser utilizada como cobertura de solos, ajudando a prevenir a sua erosão, desde que controlada, pois pode tornar-se invasora. O perfume libertado pelas suas flores atrai muitos insectos polinizadores e pássaros, é uma outra opção a considerar, além dos tomilhos, para uma parte do terreno que limita a horta e que precisa de ser coberto.

Sem comentários :