1 de junho de 2011

leite de cânhamo e outras coisas mais



Mais de um fim-de-semana sem internet foi uma maravilha para andar entretida com alquimias culinárias. Estou maravilhada com as infinitas possibilidades da cozinha crudívora e agora da cozinha "viva". Não sou nem pretendo ser fundamentalista, em nada ou com nada na vida, experimento e se gosto continuo, se não gosto esqueço e procuro novas experiências. Lembram-se deste post? Pois foi na sequência dele e no facto da minha bebida substituta de leite ser demasiado cara que comecei a procurar alternativas. Encontrei no blogue Amo Comida Viva  uma receita maravilhosa! Leite de cânhamo. E fica mesmo branco! Este foi o meu pequeno almoço de hoje: leite de cânhamo e duas tostas com mel. Pura delícia! ":) Este leite pode ser feito com aveia, nozes, amêndoas ... hummm!

Mas as experiências não têm ficado por aqui. Os pratos que tenho feito para nós têm sido compostos de 2/3 de comida crua ou totalmente crua. As receitas têm sido inventadas e com as medidas a olho (nunca fui muito de medidas na culinária). O primeiro foi composto de arroz integral, puré de beterraba e cenoura, húmus de grão e salada; o segundo arroz integral, hambúrguer cru, desta vez um pouco diferente de como fiz aqui, e estufado de grão com beldroegas.

Já fiz tarte de banana (doce), tarte de beterraba e cenoura (salgada), paté de cânhamo ... e vou a caminho da primeira experiência de Pão de Essénio. Sinto-me tão bem que vocês não imaginam. Todos estes pratos são de fácil confecção, não demoram tempo e tornam a cozinha uma verdadeiro lugar de alquimia e descoberta. É maravilhoso!

Por agora estamos a consumir da horta alfaces, cenouras e a sua rama para sumo, folhas de beterraba, ameixas, beldroegas, physalis, oregãos, salsa, hortelã. Imaginem quando ela estiver a produzir em pleno ":)

Tenham um dia feliz! ♥

6 comentários :

horticasa disse...

Fiquei nervosa!...
Não encontrei a receita do leite de cânhamo, vai dar a receita ou não??
Vou voltar mais logo quando tiver mais calma.
bj eugénia

Trumbuctu disse...

Não precisa de ficar nervosa Eugénia ":)
Quando for assim experimente utilizar a pequena caixa de pesquisa que o blogger tem incorporada nos blogues. Encontro muita coisa assim. O link directo para a receita é este. Espero que fique rendida e com as sementes que sobram ainda pode fazer um paté delicioso.

cris disse...

muito interessante e saudável e saboroso :) este fim de semana admito estive completamente absorvida pela internet tentando catalizar algum cambio de consciencia informando amigos sobre o movimento 15M que provocou reacçoes um pouco por todo o mundo. felizmente, há muita gente que não anda a dormir e além disso querem uma mudança e querem preparar-se para ela! eu interpreto a tua horta como um lindo exemplo de inspiração para essa tal mudança* obrigada + uma vez *irie

horticasa disse...

Obrigada, desculpe eu sou preguiçosa no que toca à pesquisa na net, venho aqui mas não estou mais de dez minutos de cada vez, depois volto e é a mesma coisa. Como tenho o pc ligado o dia inteiro ando cá e lá constantemente, mas nos intervalos vou fazendo outras coisas.
Por ex, agora vou correr uma hora, depois volto...
bj eugénia

Filipa disse...

Descobri ontem este blog e estou encantada! Como iniciante nas actividades agrícolas, vejo que está aqui uma iniciativa muito interessante e útil.
Gostava de experimentar fazer Leite de Cânhamo, sabe onde posso obter as sementes?
Obrigada,
Filipa

Trumbuctu disse...

Filipa, pode encontrar sementes de cânhamo em qualquer loja de produtos naturais.