8 de junho de 2011

míldio




O míldio chegou à horta, como já tinha referido. Começou no pepino e está a estender-se a todas as Cucurbitáceas, excepto às melancias e às courgetes. Este fungo instala-se, se não tiver sido feita prevenção, quando as temperaturas e a humidade sobem, o que aconteceu nas últimas semanas. Como tenho andado entretida com outras coisas, fora da horta no fim-de-semana, não reparei e há dois dias já estavam assim. As folhas acabam por secar completamente como se fossem folhas de papel queimado. Os pepinos safam-se pois muitos já estão completamente formados, mas abóboras e meloas já não sei.

4 comentários :

cris disse...

bdia* * que usas para prevenção? depois do mildio ja ter atacado ainda se pode fazer alguma coisa? no wiki falam de cobre mas infelizmente nao é compativel com agricultura biológica porque mata as minhocas e nao só.. * irie

Guida disse...

Nunca experimentei mas vi num blog,http://lpnet.blogspot.com/2008/09/tratar-os-tomateiros.html, uma receita de chá de hortelã e coentros e diz que resulta. Eu ainda não vi vestígios do míldio na minha horta, às vezes quando, nas cucurbitáceas aparece oídio polvilho com um pouco de enxofre amarelo, pouco e resulta, mas desta vou experimentar o chá para ver se, e em que, resulta.
Margarida

horticasa disse...

Que pena, até dói...
bj eugénia

Trumbuctu disse...

cris, pulverizo com chorume de urtiga, que faço todos os anos. Também seco urtigas para poder fazer mais tarde, quando já não há urtigas. Desta vez só reguei, o que fortaleceu as plantas mas não chega. Também uso chá de cavalinha, apanhada aqui perto. Agora acho que vou dar calda bordalesa para tentar salvar as meloas e as abóboras.

Obrigada pela dica Guida. Os nosso coentros ainda estão a crescer.

Há muitos pepinos, mesmo que as plantas sequem ainda nos vamos regalar com boas saladas ":)