3 de julho de 2011

┋┋┋◔ ◕




Quase duas semanas longe do blog. O tempo passou a voaaaaar ":)
E já fizemos tanta coisa antes disso que nem sequer publiquei, a preparar a casa para o Outono. Parece cedo demais mas quando somos nós a fazer, com outros compromissos no caminho, o tempo corre e tudo é mais demorado.

A horta tem-nos alimentado com muita coisa e eu continuo com a mesma alimentação. Talvez 70% de alimentos crus e germinados e 30% de alimentos processados, e sinto-me muito bem. Os 30% de alimentos processados correspondem basicamente a arroz integral ou outro cereal cozinhado e tostas integrais. A descoberta prossegue e M. deu-nos a provar, no outro dia, um sumo verde (sumo de clorofila), feito de trigo germinado, e que vou agora experimentar fazer. O trigo que aqui vêem já tem uma semana de crescimento e deve estar quase pronto para fazer o sumo. Oportunamente voltarei a este assunto com mais detalhe.

Entretanto experimentei fazer pão de arroz integral germinado e desidratado ao sol. O sabor é um pouco ácido, e utilizar o sol para confecionar alimentos é como ter um forno novo que temos de aprender a utilizar. Não sei se o pão esteve demasiado tempo ao sol ou deveria estar mais. Amanhã vou experimentar com doce e paté.

As tartes continuam a sair-me bem. 100% cruas, tanto a base como o recheio, e igualmente desidratadas ao sol; ficam melhor as tartes doces do que as salgadas. Tudo isto leva o seu tempo a afinar mas vale a pena esta nova viagem de sabores, um outro olhar sobre os alimentos e a forma como podem cuidar nós.

Como começo agora, verdadeiramente, a entender a frase de Hipócrates:

"Que o alimento seja o teu medicamento"

    ♥
Paula

5 comentários :

horticasa disse...

Tudo muito interessante e surpreendente!!
bj eugénia

Trumbuctu disse...

E delicioso, Eugénia. Delicioso! ";))
Bjs

Trumbuctu disse...

Soube hoje que o sabor ácido do pão é devido ao facto de a "massa" ter começado a fermentar, o que não deve acontecer. Para a próxima fica melhor, espero.

horticasa disse...

Mas esta tarte de marmelada? Com phisalis também tem muito bom aspecto... Eu tenho por lá muitas chagas mas ainda não me arrisquei a provar.
bj eugénia

Trumbuctu disse...

Tarte de maçã.
O recheio é um creme de maçã ":)