3 de novembro de 2011

A


'A' de A-frame, uma estrutura muito simples para marcar pontos no terreno à mesma cota. O resultado é uma curva de nível em que todos os pontos que a formam se encontram à mesma altura. O que se pretende é, a partir dessa linha, construir uma vala nivelada. A estrutura foi construída pelo Rogério e funciona na perfeição!

Com ela fui marcando os pontos, a uma distância entre si de 1 metro, e assinalando-os com uma estaca. Depois, foi cavar para ligar os pontos e o resultado foi uma vala, um mini-swale. Já falei sobre eles aqui. Esta é uma experiência para fazer composto duma outra maneira, resultado das leituras sobre agricultura biodinâmica que tenho feito. Estou fascinada, tudo começa no solo e só agora entendi verdadeiramente o que isso significa. Um outro dia abordarei este tema e as minhas descobertas.

Entretanto, este é um primeiro passo (treino) para a vala maior que vou construir, essa sim para retardar a erosão e captar água da chuva. Com toda esta chuva vou esperar para ver como ela se comporta e depois conto-vos o que sucedeu.

2 comentários :

JORGE FIGUEIREDO SANTOS disse...

Não percebi como usar o "A", para obter uma curva de nível...

Trumbuctu disse...

Podes ver aqui um exemplo. Existem vários, procura com as palavras chave a-frame+swale no youtube, por exemplo. Espero que ajude pois eu não tinha ninguém que me filmasse quando andei a fazer ":)