2 de novembro de 2011

sementeiras de Outono



Frutos(01/11)
Desta vez tivemos de limpar uma boa parte do terreno, não podia ser de outra forma. A terra está coberta de escalracho - Panicum repens, a espécie que temos mais aqui - formando uma rede quase impenetrável onde será difícil alguma coisa nascer bem. Forma pilhas e pilhas de erva e muita ficou ainda bem fundo na terra. Um trabalho que deveria ter sido feito durante o Verão para que a erva secasse por completo. Embora seja uma erva com propriedades medicinais, os gatos e os cães usam-na para purgar, quando encontra as condições ideais para se desenvolver ninguém a pára. Este será um trabalho a continuar até conseguirmos recuperar o solo, deixando esta erva de nascer por já não encontrar as condições propicias para tal.

Semeámos favas a lanço misturadas com tremocilha e ervilhas com maravilhas, intercaladas com faixas de tremocilha. Mexer o solo perturba sempre a vida que há nele. Numa das imagens o que presumo serem ovos de caracol e um milípede.

1 comentário :

Anónimo disse...

Olá..
Sigo teu blog faz já alguns anos mas esta é a 1ª vez que aqui deixo um comment (: Tenho tido bastante escalracho no sitio onde vivo e gostaria de saber o que fazes com o que removes? É possível deitar directamento no composto? Ou será melhor 1º secá-lo (será que os rizomas neste caso morrem na totalidade?) e depois composto... ou alguma outra solução? Já ouvi dizer que a melhor solução é mesmo queimar...:) Obrigado!!