12 de março de 2012

❀ ☉ ☖ 〷





Para quem, como eu, não conhecia a flor da salsa.

...

Quase 100% cru. Salada de agrião com Tsatsiki , rebentos de alfafa e arandos vermelhos (a minha última descoberta alimentar), cenoura ralada e tosta de trigo sarraceno germinado. O Tsatsiki faço com Kefir (muitas vezes chamado de flor do iogurte), em leite vegetal. Infelizmente, com os leites vegetais que faço ainda não consegui que resultasse. Compro leite vegetal biológico de soja e arroz. As tostas de trigo são desidratadas em forno aberto, com a temperatura no mínimo e que verifico várias vezes.

...

A estufa no inicio de Março. Mal nascidas, as plantas estavam, afinal, a precisar de alimento. Reguei com chorume de urtiga, intercalando com água de estrume. Tudo ganhou vida nova vida e as plantas estão agora em franca recuperação. A partir de meados de Março começam as transplantações. Em breve publicarei um post sobre o que faria de diferente na, e com, a estufa.

...

Ensaio para o galinheiro, ou melhor, tractor de galinhas - será móvel para poder andar com ele pelo terreno. De um lado a casinha para dormir, do outro a zona da água e do alimento. No meio levará rede galinheira. Quando estiver mais habituada às galinhas solto-as na horta.

...

Sementeira em viveiro

 07/03
pepino, couve chinesa, feijão rasteiro, lufas, pimento vermelho, abóbora hokaido, meloa, abóbora menina, pimentos

08/03
feijoca, malagueta

10/03
nabo roxo,  cebolas, cenoura e nabo de Milão

Nota: as cebolas podem ser semeadas até Maio, sendo que as de Maio darão as cebolas para o inverno. A partir de agora podemos espaçar as sementeiras directas com intervalos de quinze dias, por exemplo do feijão rasteiro, dos nabos, das cenouras, para colhermos estes legumes até mais tarde.

2 comentários :

J Clemente disse...

Olá, tenho seguido o blog e gosto bastante de alguns post's. Partilho alguns pensamentos e ideias que já vi aqui explicados... Também tenho algumas galinhas e uma horta, mas digo-lhe que não é lá grande ideia soltá-las na horta... Para além de debicarem tudo, são grandes "esgravatadoras" e estragam muito mais do que comem!!!

Trumbuctu disse...

Olá Clemente,

A minha intenção é deixá-las à solta na zona de pousio. Por agora vou fazer uma espécie de quintal onde elas podem andar livremente. Não suportaria a ideia de as saber confinadas a um espaço tão pequeno :)

Um abraço

Paula