19 de fevereiro de 2013

camané e violeta






Camané e Violeta são dos últimos habitantes que chegaram à horta. Picatchu, um dos filhotes da Milú, foi o primeiro galo que ficou; partiu quando eu parti para a Noruega, ele e duas irmãs. Na altura ficou a Milú com novos filhotes. Desses, dei um casal à D. Aldina e ao Sr. António e um galo à Sra. Maria e na horta ficou um galo lindo e uma galinha, a Violeta; (Milú, a primeira das galinhas, ainda cá está).

Esse galo lindo, um belo dia, desapareceu. Que bicho o comeu não sei, mas acho que foi a cadela do vizinho...

... e então, triste, fui buscar uma galito à vizinha Rosa. Era o único que ela tinha, todo branco. Perante as cores deslumbrantes do outro fiquei desapontada. Todo branco?? Estava sujo e um pouco encolhido. Todo branco, mas lá veio comigo, montado na bicicleta e dentro de um saco, tremendo como se fosse para a morte.

Hoje estou feliz com ele, todo branco a iluminar o meu caminho. E ele, feliz está - o Camané, de crista punk - com a sua Violeta e com a Milú. Dormem numa laranjeira, faça chuva ou faça sol, por escolha própria. Andam livres pela terra. Entretanto, mudei o galinheiro para junto das laranjeiras e acho que gostaram muito pois vou dar com eles lá dentro em pleno dia, a descansar.

Camané, um galito extremoso no que toca ao bem estar das meninas; Violeta, uma galinha leal que me deixa um ovo todos os dias no ninho que lhe fiz; e Milú, uma mãe dedicada com as suas novas crias, que não são pintos mas patos...

   (♥) Paula

3 comentários :

Carla Leitão disse...

Oh são tão lindos!!! É bonito ver como a mãe natureza nos pode surpreender, como os animais se adaptam e mostram estar felizes, como galinhas que são mães e não se importam que os filhos sejam patos :) anima-me logo o dia e enche-me o coração de amor!!!
Obrigada! :)
beijinho
Carla

Trumbuctu disse...

Eheh...a Milú não dá por nada, filho é filho não importa cor nem forma. Mas nos primeiros dias eu via os patos a olharem para ela sem perceberem muito bem o que fazer. Ela a ensinar a comer e eles a olhar :)

Quinta Vinagreira disse...

Já tive um pato apaixonado por uma galinha, o meu Jaime e a minha Perpétua. Mas não resisti em vir aqui deixar mais um comentário e convidar-te a ver a minha família galinar. è que o meu galo também é branco e chama-se Artur, é o rei da capoeira. Neste post que te linko foi quando a família chegou à quinta, mas passado uns meses já está um galo lindo, mas ainda não publiquei fotos. O outro link vai para a minha Cândida e a sua super ninhada

http://quintavinagreira.blogspot.pt/2012/08/artur-gena-morgana-e-candida.html

http://quintavinagreira.blogspot.pt/2013/02/e-na-quinta-da-vinagreira-nao-se-passa.html