27 de fevereiro de 2013

enquanto violeta põe um ovo






...


Para quem não sabe isto é o que as galinhas fazem depois deporem um ovo.

Enquanto Violeta põem o seu ovo do dia, no ninho que lhe fiz - está escuro mas ela está lá dentro - Camané junta-se à Milú e seus patinhos, dentro do galinheiro. A porta está aberta e eles entram e saem quando querem. Gostaram mesmo da mudança! Os patos já estão com o dobro do tamanho e entraram agora na fase de crescimento em que comem mais. Na foto, o mais pequeno devora folhas verdes acabadas de apanhar.

Depois, o último personagem a habitar a horta, Linda, uma pata resgatada a alguém que, por queixa dos vizinhos, teve de se desfazer de todos os seus animais. Não por os maltratar mas por recolher os que encontrava, abandonados, perdidos...

Eu, que não gostava especialmente de aves (só pássaros em liberdade) estou encantada. As galinhas e o galo encontraram o seu equilíbrio e nunca mais foram para o jardim; a pata, depois de ter chegado, dormia ao relento, à chuva, ao frio ... não percebo nada de aves de capoeira e andava sem saber o que fazer. Perguntava e diziam-me que os patos são mesmo assim. Entretanto, experimentei levá-la na hora do recolher, para o galinheiro e com alguma dificuldade lá se conseguiu que ela entrasse. Ao segundo dia já foi fácil. Sabe o caminho e entra  sem pestanejar. Dorme junto da Milú e dos patinhos, e na laranjeira Camané e Violeta dormem no mesmo galho.

Quero habituar a pata a dormir no galinheiro, primeiro porque já voou para o terreno do vizinho e, depois, porque gostaria que os outros patos, quando adultos, continuem também a lá dormir. A Milú daqui a pouco tempo irá para a laranjeira.

   (♥) Paula

PS- Nunca pensei ser possível comunicar com galinhas e patos :). Provavelmente é possível com todos (?) ...

2 comentários :

Quinta da Vinagreira disse...

Bela família. Nós por cá também temos uma família galinar com alguns recuos e avanços. Infelizmente a primeira ninhada de pintos foi quase toda dizimada por um predador desconhecido. Agora a minha Cândida e as suas duas crias vem dormir a casa todos os dias.

Trumbuctu disse...

Eu tenho é uma casa pequenina, se não também fazia isso :)