5 de março de 2013

momentos




Da janela da cozinha vejo Linda, a manchinha branca desfocada no centro da foto, a 'limpar' o jardim de bicharada. A imagem tranquiliza-me.

Ando na dúvida se lhe corto a asa ou não. Por um lado vejo-a feliz a voar, porque a andar é mesmo pata - foram feitos para voar e para nadar; por outro lado, já voou para o quintal do vizinho e se calha aterrar onde estão os cães é morte certa. Não sei o que faça ...
...

Dias de chuva, ainda por cima com uma enorme constipação, são bons para estar em casa a experimentar novas receitas:

Pasta de dentes de argila branca

- 4 colheres e 1/2 de medida de argila branca
- 1 colher de medida de bicarbonato de sódio
- 12 gotas de óleo essencial de menta
- 4 gotas de óleo essencial de Tea-tree
- água qb para formar uma pasta

Para quem gosta de pasta de dentes açucarada pode juntar um pouco de Stevia. Eu até teria juntado se tivesse cá em casa.

Como não gosto de sentir os grãos do bicarbonato, ao escovar os dentes, tentei esmagá-los o mais possível no almofariz. Melhorou comparativamente à anterior.

Nota: O óleo essencial de Tea-tree (árvore do chá) tem propriedades bactericidas e actua como conservante do preparado.
... 

Uma infusão de flores de malva para bochechar após a escovagem. Utilizei um punhado de flores frescas e deixei em repouso por alguns minutos em água fervida.
...

Tranquilizo-me novamente, desta vez da janela do quarto, vendo Linda dentro do galinheiro, a comer. Sei que ela preferia passar as noites ao relento mas vai todos os dias ao entardecer, um pouco contrariada, para o abrigo. Das duas uma, ou até lhe cortar a asa ou até vir um pato. As patas, pelo que me disseram, têm tendência a procurar companheiro se não houver um perto delas (mas aqui na foto foi por ela lá para dentro :)

(♥) Paula

Nota 1: Quando terminei de escrever entrou uma andorinha dentro de casa. No Sábado tinham entrado duas. Acho que a Primavera já chegou.

5 comentários :

Carla Leitão disse...

Espectacular!!! Tenho mesmo de experimentar!! Muito obrigada pela receita!!! :)

Mariana Neves disse...

Há uns tempos tentei experimentar fazer pasta de dentes desta forma, mas não gostei nada do resultado :/ Podes dizer-me onde compras estes ingredientes? Obrigado e parabéns pelo blogue, acalma-me tanto! :)
letsmaketeanotwar.blogspot.com

Trumbuctu disse...

Olá Mariana!
Compro em lojas de produtos naturais/ervanárias. As ervas, quando as utilizo, são do jardim mas podes também encontrar em ervanárias (em chá).

O resultado deve melhorar se adicionarmos Stevia. Mas não esperes uma pasta de dentes convencional, nunca ficará assim. Depois, é uma questão de hábito, afinal o objectivo é lavar os dentes :). Muito honestamente, por vezes sinto falta do fresco mas lavo e pronto, esqueço.

É bom começar com quantidades pequenas e experimentar doses diferentes de ingredientes. Fazer várias tentativas para ver se o resultado é, no mínimo, suportável :)

Mariana Neves disse...

Obrigado! Eu agora ando a usar uma biológica e não testada em animais que comprei no Jumbo. Mas queria avançar para uma feita por mim :)
Em relação ao hálito fresco porque não gargarejas com uma infusão de chá de camomila? :) Para além de acalmar as gengivas, dá sempre aquele sabor fresquinho.
Tem um bom dia :)

Trumbuctu disse...

hum...tenho de experimentar.
Um bom dia dia para ti também :)