5 de abril de 2013

uma descoberta surpreendente


Como vos disse, no outro dia, a Milú mudou de ninho porque lhe tirei os ovos todos. Com o novo ninho deixou de cantar, uma espécie de pré-aviso de que há ovo novo. No segundo dia após mudança fui espreitar e ... não havia ovo. Mas isso é normal, durante a postura há dias de paragem, em que as galinhas não põem ovo. Mas ontem, ouvi-a cantar! Oh lá lá! Parece que há ovo ... Fui ver e não vi ovo nenhum. Estranhei...

Uma horas depois voltei para ver melhor e qual não é o meu espanto, num cantinho, escondido, lá estava um ovo, minúsculo. Pouco maior que uma baga Goji! Mais tarde falei com Z., a pessoa que me deu a Milú, e que me explicou ser um ovo de clara, sem gema, como também às vezes vêm ovos de duas gemas e que é normal. De vez em quando acontece. Caprichos da Natureza :)

Na foto: um ovo da pata (maiores do que os de galinha), um ovo da Milú (galinha chinesa, que têm ovos mais pequenos), o ovinho de gema e uma baga goji para se perceberem as dimensões.

A horta é, definitivamente, uma descoberta diária surpreendente.

Tenham um bom fim de semana!

- Paula

3 comentários :

horticasa disse...

Altas novidades.
Sempre vivi no campo, sempre houve galinhas lá em casa, tanto dos meus avós como da minha mãe, nunca ouvi falar nestes ovos de gema ou clara....
A natureza é misteriosa, na natureza tudo é possível, tudo pode acontecer e os sabonetes que bom ar que têm...
Boa sorte nas feiras.... beijinho

Trumbuctu disse...

Olá, Eugénia :
Obrigada!

Quinta da Viangreira disse...

Adoro aventuras com ovos e galinhas. Cá pela Quinta, depois de um amuo de choco, já tenho 2 galinhas a pôr(são só 3). Ainda nenhuma me ofereceu um ovo assim...mas é sempre uma excitação a altura do dia em que prescruto os ninhos à procura de ovos.