5 de abril de 2013
uma descoberta surpreendente
Categorias:
Habitantes da Horta
Como vos disse, no outro dia, a Milú mudou de ninho porque lhe tirei os ovos todos. Com o novo ninho deixou de cantar, uma espécie de pré-aviso de que há ovo novo. No segundo dia após mudança fui espreitar e ... não havia ovo. Mas isso é normal, durante a postura há dias de paragem, em que as galinhas não põem ovo. Mas ontem, ouvi-a cantar! Oh lá lá! Parece que há ovo ... Fui ver e não vi ovo nenhum. Estranhei...
Uma horas depois voltei para ver melhor e qual não é o meu espanto, num cantinho, escondido, lá estava um ovo, minúsculo. Pouco maior que uma baga Goji! Mais tarde falei com Z., a pessoa que me deu a Milú, e que me explicou ser um ovo de clara, sem gema, como também às vezes vêm ovos de duas gemas e que é normal. De vez em quando acontece. Caprichos da Natureza :)
Na foto: um ovo da pata (maiores do que os de galinha), um ovo da Milú (galinha chinesa, que têm ovos mais pequenos), o ovinho de gema e uma baga goji para se perceberem as dimensões.
A horta é, definitivamente, uma descoberta diária surpreendente.
Tenham um bom fim de semana!
- Paula
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
3 comentários :
Altas novidades.
Sempre vivi no campo, sempre houve galinhas lá em casa, tanto dos meus avós como da minha mãe, nunca ouvi falar nestes ovos de gema ou clara....
A natureza é misteriosa, na natureza tudo é possível, tudo pode acontecer e os sabonetes que bom ar que têm...
Boa sorte nas feiras.... beijinho
Olá, Eugénia :
Obrigada!
Adoro aventuras com ovos e galinhas. Cá pela Quinta, depois de um amuo de choco, já tenho 2 galinhas a pôr(são só 3). Ainda nenhuma me ofereceu um ovo assim...mas é sempre uma excitação a altura do dia em que prescruto os ninhos à procura de ovos.
Enviar um comentário