9 de setembro de 2008

Papaver somniferum - Papoila do oriente ...


...ou papoila dormideira. Experimentei semear a partir de uma embalagem adquirida numa loja de produtos biológicos. Das muitas sementes que coloquei na terra só 4 ou 5 plantas nasceram. Não faço idéia se vêm com algum tipo de tratamento para conservação, se é necessário algum tipo especial de terreno ou clima. A experiência deu para colher algumas sementes, em Junho, para voltar a semear em Março próximo e tentar obter mais plantas para colher sementes. As sementes são óptimas para usar na culinária - saladas, pão, pastéis - práticamente não contêm alcalóides e possuem um alto teor em nutrientes e fibras.


4 comentários :

Anónimo disse...

Olá amigo, eu tive o mesmo problema de ver as minhas sementes de papoilas não vingarem e descobri que a papaver somniferum germina bem( quase 100%) somente em vermiculita expandida em flocos finos. É fenomenal!
de panthokrator_@hotmail.com

Trumbuctu disse...

Obrigada pela dica. Andei a ler o que seria isso de "vermiculita expandida" e tem, realmente, inúmeras aplicações. A utilizada em agricultura leva um tratamento especial e não é toxica. Se encontrar por aqui farei uma experiência no próximo ano.
Paula

Unknown disse...

ola,

meu nome é danilo. moro em joao pessoa. gostaria de comprar algumas sementes suas. é muito dificil de achar. procuro a meses...

abraço!

Trumbuctu disse...

Danilo, o melhor é tentar encontrar uma loja de produtos biológicos. De certo encontrará lá destas sementes, utilizadas em culinária. Nós não vendemos.

Um abraço