23 de outubro de 2008

colheita de tupinambos - Helianthus tuberosus




Hoje foi dia de colher tupinambos. A evolução, desde que plantei até à colheita, poderá ser vista aqui. De cima para baixo: rama seca, raízes com tubérculos e tubérculos. Estes últimos voltam-se a colocar na terra, em Novembro ou então na Primavera (pelo que li) para colher no próximo Outono. Provavelmente vamos comer todos. Por um lado não sei como se poderão conservar, até para ir consumindo ao longo do ano, por outro acabam sempre por ficar muitos na terra e que eventualmente voltaram a crescer.

Com cuidado, puxa-se a rama para a desenterrar e os tubérculos veêm quase todos agarrados às raízes; remexe-se a terra para apanhar alguns que ficam por lá ainda. Os outros que ficarem nasceram de novo, eventualmente.

9 comentários :

Anónimo disse...

Bom dia Paula, bom dia Trumbuctu estou curiosa com os tupinambos, nunca tinha ouvido falar ou visto tal planta, como é que uma Lisboeta de gema descobre estas coisas?Esta alentejana está a ficar muito ultrapassada pela Alfacinha destemida.
Bjs da Zília

Trumbuctu disse...

Espero que goste. Já sabe que pode vir buscar para plantar.
Beijinhos
Paula

gintoino disse...

Olá, também plantei este ano pela primeira vez. Pelo que tenho lido a melhor maneira de os conservar é deixá-los enterrados e ir colhendo à medida das necessidades. Parece que fora da terra desidratam com facilidade.

Trumbuctu disse...

Olá, já tinha notado isso. Começam a ficar moles. Sendo assim vamos voltar a enterrá-los. Até me lembrei de fazer como com os alhos-porros, cavar um buraco mas colocar um pouco de rede sombra a envolve-los, para ficarem acondicionados e nenhum ficar por lá esquecido.
Obrigada pela informação.

Anónimo disse...

Olá
Há anos que procuro raizes de tupinambo para plantar na minha horta, mas até hoje não tenho conseguido.
Nesta páscoa fui a Londres e tambem lá procurei, mas em vão, nem lá encontrei.
Fiquei agora admirado por ver que há quem cultive a planta em Portugal.
Renovei por isso a esperança de finalmente poder adquirir raizes para plantar.
Peço-lhe, por isso, por favor que me diga onde posso eu comprar algumas raizes.
Obrigado
Carlos Martins
liquidambares@yahoo.com

Trumbuctu disse...

Olá Carlos,

Não faço ideia onde possa comprar tupinambos. Os que tenho foram-me dados em 2008 e, desde aí, tenho cultivado todos os anos. Já vão para para 4ª geração.
Sei que na zona de Viseu há várias pessoas que plantam, em hortas familiares.
A melhor altura para os plantar é em Novembro; agora estão a começar a crescer e darão flor em Agosto. Se quiser que lhe ceda alguns tubérculos volte a contactar-me lá para Outubro/Novembro, pode ser?

Um abraço

Paula

Anónimo disse...

OI,
GOSTEI BASTANTE DE SEU BLOG!
NÃO CONHECIA O TUPINAMBO, AQUI NO BRASIL NEM DEVE TER...
VOCÊ PODERIA ME DIZER COM QUE VEGETAL ELE SE PARECE???
FIQUEI CURIOSO, ACHEI UMA REFERENCIA SOBRE ELE NO LIVRO "GUIA PRÁTICO DA AUTOSSUFICIENCIA DE JOHN SEYMOR E RESOLVI PESQUISAR.
DESDE JÁ OBRIGADO
CÉLIO FREITAS

Anónimo disse...

pode encontrar num supermercado biológico, junto da Gulbenkian, na parte de trás depois de atravessar a Duque de Ávila. Chama-se o mini-mercado MIOSÓTIS

Máximo disse...

Bom dia,
Para quem mora na Zona do Porto.
Todas as semanas há tubérculos de tupinambo frescos na mercearia Maçaroca.
Tenho plantado desde há 2 anos, e produzem muito bem, mesmo em solos fracos. Vantagem, quase não precisam de rega nem de outros cuidados especiais. Embora o Verão no Porto seja ameno, eles conseguem produzir boas colheitas.
Se for possível, plantem-nos em zonas do jardim que apanhem a maior quantidade de sol por dia. Quanto ao método de conservar: se o solo onde crescem não encharcar no inverno, podem ficar na terra e vão-se colhendo à medida das necessidades.