16 de fevereiro de 2010

45 kg de batatas em 0,37 m2


photo by John Saul

Não estava tentada a semear batata, até porque é um legume que não consumimos muito, mas depois de ver este método e ao aperceber-me das suas importantes qualidades nutritivas, decidi-me. Com algumas tábuas, que devemos ter por aí, e assim que venha o sol ponho mãos à obra.

Material para uma caixa de batatas
12 tábuas com 0,05x0,15x0,60 cm (frente e costas)
12 tábuas com 0,05x0,15x0,50 cm (laterais)
4 tábuas com 0,05x0,55x0,75 cm (prumos)

Nota:  a melhor madeira, por demorar mais tempo a apodrecer é o pinho, cedro ou pau-brasil.  As medidas são aproximadas dado que tive de converter polegadas para centímetros. Não percebo porque não existe uma medida universal utilizada por todos.


Está agora na altura de semear a batata. Podemos semear inteira ou em bocados, desde que cada um deles tenha dois a quatro "olhos". A parte cortada cobre-se com cinza para evitar o aparecimento de bactérias.

Para construir a nossa "caixa de batatas" começamos por aparafusar quatro tábuas aos quatro prumos e colocamos sobre terra (composto ou estrume curtido melhor). Depois, plantamos as batatas como mostra a primeira imagem, cobrindo-as ligeiramente com terra e espera-se que a rama cresça. Assim que tiver cerca de 30cm fixa-se um novo conjunto de quatro tábuas aos prumos e cobrem-se com terra os espaços entre a rama, criando-se assim uma nova camada.  Continua-se sucessivamente até a caixa estar completa (seis camadas). À medida que as plantas florescem vão dando mais batatas nas novas camadas de terra criadas. No fim teremos seis camadas, a caixa construída e rama no topo.

Até a caixa estar completa (com as seis camadas) podemos ir colhendo batatas já formadas, começando pela base. Retiram-se as tábuas e cuidadosamente colhem-se as batatas voltando, de seguida, a fixar as tábuas. Para as camadas seguintes fazemos o mesmo. Se quisermos esperar pela altura da colheita, no Outono, teremos cerca de 45 kgs de batatas.

Vamos fazer a experiência com duas caixas. Numa vamos colhendo as batatas, na outra adicionaremos novas camadas até à caixa completa. Depois daremos notícias.

Seattle Times via Re-nest, LifeHacker and Tipnut.

7 comentários :

Anónimo disse...

Ontem visitamos um doente terminal no Hospital, que é nosso vizinho e sempre conversou contigo sobre a agricultura, experiências novas ,enfim uma pessoa interessada e com humildade para aprender.
Quando ontem lhe falaste nesta nova cultura da batata, ele que estava muito sério e com dificuldade abria os olhos, sorriu tenuamente e balbuciou:"Vamos ver se isso resulta"
Foi muito comovente. Obrigada Paula por estas coisas que nos dás.

Wendy disse...

Tentando esta forma de cultura da batata também este ano! Mas na caixa muito maior - 0,9m². Veja http://permaculturinginportugal.net/blog/potato-bin/

Anónimo disse...

Parabéns!!! pela coragem que demonstram ao visitarem no Hospital doentes terminais.Fiquei emocionada,pela descrição que fizeram do doente
"ele estava muito sério e com dificuldade, abriu os olhos, sorriu tenuamente e balbuciou:(Vamos ver se isso resulta). Tanto AMOR neste pequeno texto,mas tão grande o significado. Mais uma vez os meus parabéns. Um ABRAAAAAAAAÇO. M.Oliveira

Raquel Devillé disse...

Adorei este sistema e não resisti a "copiá-lo" para o meu blog. O link é este http://theidlehousewife.blogspot.com/2011/06/muitas-batatas-num-espaco-minimo.html

Trumbuctu disse...

Não tive muita sorte com a primeira experiência mas este ano vou experimentar de novo ":)

Anónimo disse...

Olá
Encontrei há tempos o artigo inglês da coisa, e também queria experimentar este ano. Que correu mal com o vosso?
manuela

Trumbuctu disse...

Acho que o tipo de terra utilizada foi o principal motivo e a caixa - por ser um aproveitamento de um antigo compostor - talvez não tivesse sido a mais adequada. Ainda não voltei a experimentar de novo.

Boa sorte!

Paula