3 de fevereiro de 2011

▧ ▨ ▧


Decidimos começar a vedar horta com paletes por várias razões. Primeiro, porque a horta tem de estar vedada para que os cães não entrem; segundo, as paletes, como ainda se encontram facilmente e não custam dinheiro, são uma opção para inúmeros projectos. Vão funcionar como elemento estrutural para desenharmos a horta de uma forma mais permanente, mas principalmente vão ajudar-nos a "começar pequeno" para depois eventualmente crescer. Este é um dos princípios da permacultura que rapidamente tem resvalado - soluções pequenas e lentas.


Ao serem colocadas em zig-zag criam recantos para canteiros permanentes, com zonas de sol, sombra e meia sombra. Neste caso, a vedação está posicionada a Norte-Sul: do lado Norte e num dos recantos temos os coentros e as alfaces; do lado Sul (1ª imagem) o viveiro de nabiças, dos nabos, das cebolas, das couves chinesas e de mais coentros. Ainda podemos colocar vasos pendurados e aumentar o espaço de viveiro. Escolhemos as zonas de acordo com as caracteristicas de cada planta.
Também serão "muro" de suporte para plantas trepadeiras como o jasmim e a madressilva, para chamar os insectos polinizadores.

Esta é a ideia geral. Claro está que, na Primavera, não iremos ficar só por aqui. Será preciso mais espaço de cultivo, julgo eu, para os Cestos da Horta. Mas com este principio poderemos pensar e desenhar melhor o próximo plano da horta - soluções pequenas e lentas.

Para quem tiver curiosidade aqui estão os planos de 2010 e 2007. Brevemente publicarei o de 2011.

Sem comentários :