13 de janeiro de 2012

DIY | novo desodorizante


Experimentei fazer novamente desodorizante, o outro já acabou mas durou quase um ano! Desta vez, com base na receita da Horta Encantada, fiz algumas alterações. A consistência não era a melhor, demasiado compacta, e agora tem um pouco de 'perfume' de alfazema. É igualmente eficaz e muito mais maleável, quase como um creme. Tenho de melhorar a textura porque ainda se sentem os grãozinhos do bicarbonato.

Ingredientes
1 tbsp amido de milho
1 tsp de bicarbonato de sódio
2 tbsp de lanolina
1 tbsp de óleo de alfazema
1 tsp de mel
1 gota de óleo essencial de Tea-Tree

Derreter em banho-maria a lanolina. Juntar o óleo de alfazema, o mel e o amido e o bicarbonato, previamente misturados entre si. Mexer bem até todos os ingredientes estarem bem ligados. No fim deitar uma gota de óleo essencial de Tea-Tree, com propriedades antissépticas.

Nota 1
As medidas tbsp (tablespoon) e tsp (teaspoon) foram utilizadas com um medidor de plástico deste tipo.

Nota 2
A receita não é vegana porque utiliza lanolina, uma gordura extraída da lã das ovelhas, mas pode ser substituída por manteiga de cacau. Da próxima vez farei com uma gordura vegetal.

Entretanto vejam no site da Peta - People for the Ethical Treatment of Animals, as empresas que testam e as que não testam os seus produtos em animais. Quando comprarem um champô ou um gel de banho leiam com atenção o rótulo, atrás. Em letras muito pequeninas tem o nome da empresa mãe, é esse nome que importa reter e não o nome da marca do produto.

1 comentário :

Ama - Ana Margarida Alpande disse...

Grata pela receita. adorei os ingredientes e resolvi experimentar, substitui a lanolina por manteiga de cacau e adicionei-lhe óleo de sésamo...gosto muito acho é que vou usar para as mãos e lábios cá de casa. graças a este post encontrei um novo mundo para me deleitar.
Grata