

Em Novembro transplantei, para vaso, 3 pés de tomateiro nascidos na terra que veio do compostor. Coloquei um pouco de estrume de galinha, curtido, nos vasos e lá foram crescendo, já deram fruto.
Agora o que parece inevitável, para alguém inexperiente como eu, apareceram uma espécie de moscas, muito pequeninas e brancas. Penso que seja a mosca branca (Trialeurodes vaporariorum, Bemisia tabaci), insecto sugador, introduz no hospedeiro substâncias tóxicas e provoca um desenvolvimento não unoforme na planta e consequente diminuição da produção. o que não augura nada de bom. Aliás, as folhas já começam a apresentar sintomas, muito diferentes do que aconteceu as estes tomatateiros com míldio.
O seu ciclo, em estufa como é o caso, não é interrompido no Inverno pelo que o número de gerações aumenta ainda mais. Oh sarilhos ....
Bom, existem predadores naturais como as joaninhas e aranhas de várias espécies, mas na janela da minha cozinha não. Vou experimentar a receita da Fontanheira - pulverizar, por 3 dias consecutivos, com uma solução de leite magro e chá de cavalinha (1 parte de leite para 3 de cavalinha). É mais indicado para o míldio mas vou ver o resultado.