3 de janeiro de 2008

tupinambur


É por este nome que conheço mas também chamam batata da índia. Foi semeado numa parte do jardim e noutro local junto a um muro, ambos solarengos. É uma planta vivaz, gosta de sol, muita água e solos leves (pouco ricos) onde se desenvolve melhor, fica mais redondinho. Dá flor no verão ou fim da primavera, altas e parecidas com o girassol (nunca vi mas disse-me a Elsa).

A época de plantação é Novembro mas só agora a minha querida Elsa me trouxe e a quem agradeço do fundo do coração. Estes tubérculos ou rizomas (?) são deliciosos e comem-se crus, óptimos nas saladas ou para tirar um da terra e comer logo ":O).

Colhe-se no Novembro seguinte. É melhor plantar numa zona condicionada pois pode tornar-se invasivo.

5 comentários :

Anónimo disse...

Espero bem que gostem do local, pois já provei e são muito boas.

Anónimo disse...

Olá que bonito ...cá estou pela Fontanheira, mais longe mas mais perto. Com certeza passo a ser visita assidua do teu blog
Até logo
Elsa

Trumbuctu disse...

Espero que sim querida Elsa e, por agora, já podes colocar a quinta em ordem e mostrar como vai ficando, afinal ainda é algum tempo.

GINGA disse...

Boa Tarde

Eu gostaria plantar uns Tupinambos, mas está dificil encontrar cá (principalmente pq estou na Ilha Terceira Açores), seria possivel indicar-me onde eu possa comprar!

Parabens pelo Blog

Nuno Salvador

Trumbuctu - diário de uma horta disse...

Olá Nuno,

Onde se compram não sei; estes foram-me dados pela Elsa, uma amiga. Tenho alguns que posso dar, da colheita do ano passado. Se quiser combinar a forma de eu os fazer chegar aí envie-me um email para trumbuctu[arroba]gmail.com.

Um abraço

Paula