23 de junho de 2008

Uma longa amizade

Zé das Caliças irritado, afasta com a mão nodosa de artrite, a mosca que teimosamente insiste em pesquisar a sua pele rugosa e cansada.
-Então não querem lá ver esta safada! Levas uma cachaporrada!
Manel do Paço olha na direcção onde julga estar a mosca sem vida, nada vê, mas também não é muito importante esforçar as vistas por causa de uma mosca morta. Prefere orientá-las para o recinto do jardim onde a azafama é enorme na preparação das festas da aldeia. O silêncio instalou-se entre os dois amigos, cada um envolvido nos seus próprios pensamentos e recordações.
Nisto, vindo do nada, surge o Malhadinhas, de rabo hirto distribuindo marradinhas às pernas dos dois amigos ainda pensativos.
Os dois velhotes e o bichano envolvem-se em vínculos fluídos de afectos, como colectâneas vivas de prazeres e alegrias. O gato deixa-se invadir por uma lassidão profunda distribuindo “ronrons” ritmados. De olhos semicerrados, é envolvido por uma modorra de prazer e paz enquanto é afagado carinhosamente pelos seus dois amigos.
Os dois homens olham-se e sorriem. Foi o Manel do Paço que interrompeu o silêncio.
_ Ó Caliças Já viste este safado? Cada vez está mais meloso, acho que ele anda de Janeiro!
_ Talvez, talvez. Ó Manel tu ainda te lembras quando foi Janeiro?!
_Olha, olha, então achas que eu sou esquecido como tu?!
Os dois amigos riem-se das suas próprias brejeirices tardias e vão nos seus passinhos cansados até ao jardim, onde os preparativos para a festa estão já nos finais. Encontram pessoas conhecidas e forasteiros veraneantes, em procura de muita animação e divertimento constante. Em tempos também eles se divertiam até ao amanhecer de um novo dia. Agora, o cansaço dos anos obriga a ter contenção e lá vão eles, em passos curtos, até ás suas respectivas casas tranquilos e serenos como sempre.

uma história por Zilia Jesus
21-08-07

2 comentários :

Anónimo disse...

Outra bela história da Zilinha Deliciosa ,mesmo a condizer com a horta ,a terra e tudo o mais que vemos no Trumbuctu. É um prazer deambular por aqui.Júlia

Trumbuctu disse...

":O) Zilinha Deliciosa!!! Também é, para escrever histórias assim ...