5 de junho de 2008

Plano da rega


Estou para fazer o registo gráfico da rega há muito tempo. Posso dizer que deu bastante trabalho, embora tivesse os rascunhos em ordem, mas julgo que poderá ajudar alguém, como eu precisei de ajuda no ano passado e ainda preciso. Espero que se entenda.

No nosso caso, começámos por medir o caudal da bomba na boca de saída da mestra (tubo principal, de onde deverão sair todos os outros para regar culturas e árvores). Aqui a boca de saída é onde se encontra a válvula (7). Medimos o caudal da seguinte maneira: enchemos um "jerrycan" contando o tempo que demorou para encher. Depois medimos a quantidade de água obtida nesse tempo e com uma regra de 3 simples vimos quanto dava por hora. Neste caso a bomba tem uma saída de água de 3.306 L/hora.

O passo seguinte deveria ser contar o nº de furos por linha e ver quantos litros/h são necessários para cada uma (no caso destas fitas gotejadoras são 2L por furo e cada furo dista entre si 20cm. Se tivermos uma fita de 2.0m serão 10 furos logo, 2oL/h nessa linha). Depois, se as linhas tiverem todas o mesmo comprimento basta multiplicar pelo nº de linhas de rega e teremos o volume total de água necessário para regar. Isto tudo porquê? Porque as fitas só aguentam 1.5Kg de pressão na bomba (lê-se no manómetro da bomba). Além disso, se a bomba gastar toda a água/hora não tem necessidade de estar a ligar e a desligar o que preserva o seu tempo de vida.

Por aqui não se fizeram estas contas, fui estendendo a rega para vários locais que precisavam até conseguir na bomba 1Kg de pressão. Assim, tenho uma pressão boa para as fitas (zona 1) e suficiente para os outros pontos de rega (zonas 2,3,4,5 e 6). No inverno fecharei a zona 1 e 2 e vou ficar com mais pressão na bomba. Nessa altura terei de criar novos pontos de rega para diminuir a pressão na bomba, mas isso na altura se verá. Poderia resolver de outra forma, criando um novo sector na bomba (esta ainda permite mais um) mas como não sei fazer isso contorno a questão desta forma. No ano passado tinha de deixar a válvula (7) parcialmente aberta para diminuir a pressão, o que foi um desperdício de água vergonhoso, mas não sabia outra forma.

Este ano comecei por montar a mestra e felizmente já tinha algum trabalho feito do ano anterior. À saída da bomba coloquei um filtro para evitar entupimentos nos goteja dores. Os furos no tubo de 1'' (mestra), para as torneiras (tanto das fitas como dos tubos goteja dores), foram feitos com broca de aço de 10mm. Com um maçarico amolece-se a zona do furo para depois encaixar a torneira ou, num dia de calor aproveita-se o tubo estar mole e encaixa-se muito bem. Pode colocar-se um pouco de vaselina na torneira para ser mais fácil. Todos os tubos de 20mm estão ligados ao de 1'' por torneiras (não era necessário) pois posso eventualmente ter de fechar algumas, não sendo necessárias.

Como mostra o esquema, tenho na zona 1 e 2 fitas e tubos gotejadores, respectivamente. As zonas 3, 4, 5 e 6 são para rega de árvores e arbustos e utilizei gotejadores com suporte no caso das árvores e sem suporte nos arbustos e outras plantas, em tubo de 20mm.

Antes de colocar a rega a funcionar e de fechar os tubos deve deixar-se correr água suficiente para limpar o interior dos tubos. Todos os gotejadores também devem ser limpos. Julgo que toda a demais explicação está no esquema mas se me lembrar de mais alguma coisa volto cá.

2 comentários :

Anónimo disse...

Bom dia Paula. Estou encantada com a montagem da rega, eu estou muito primitiva,a minha rega foi um pouco feita sem regra.Mas onde foi buscar toda esta tecnica?
Estou curiosa para ver todo esse trabalho que sei estar muito bem feito, mesmo sendo Alfacinha de gema.Parabens e beijinhos da Zília

Trumbuctu disse...

Passe por cá para ver a horta Zília. Apesar deste tempo mau para as plantas, estão bem, e agora com este sol dá tudo um grande salto, embora se vejam algumas "aberrações". Pés de meloa com pouco mais de 5cm e já em flor.

O Carlos é que me explicou as bases de um sistema de rega, no ano passado. Este ano fui fazendo esquemas, experimentando, até chegar a este. Também está rudimentar mas funciona.