9 de junho de 2008

À espera que o calor passe





Só ao fim da tarde é possível trabalhar ou então com várias paragens, o calor aperta demasiado. Há 15 dias que a erva nasce selvagem e sem controlo. Quando se fizeram as sementeiras não se palharam logo as linhas, só mais tarde e de lado. As plantas já tinham começado a nascer e estavam ainda muito pequenas para se circundar com palha e jornal. O resultado é este: onde está palha não nasceu erva e na zona central as plantas quase não se vêem.

Algumas linhas mais tarde o resultado da monda. Resta a palha e as plantas, ainda muito jovens. As zonas com erva são agora as de passagem e quando for necessário passa-se com a máquina do fio, por isso deixei caminhos largos entre os regos. também porque assim aumento a distância de segurança para evitar maior propagação de pragas. Na monda temos sido surpreendidas com dezenas de joaninhas, para onde se olha lá está uma. Só com isto fico feliz. A J. tem sido uma preciosa ajuda e incansável.

Os tomateiros estão bonitos e alguns a dar flor. Este ano fiz tratamentos de prevenção com calda bordalesa e enxofre (obrigada Ana pela lembrança, oídio nunca houve por aqui, no monte, mas os vizinhos todos deram). Sempre que promete chuva dar calda bordalesa e se o tempo se mantiver assim, alguns dias mais tarde enxofre. Como medida preventiva permanente chá de cavalinha e tomilho. Nascem tomateiros por todo o lado, sementes que voaram de certo. Deixo-os estar por aí...

Por fim vou experimentar um adubo foliar biológico, Siapton da Isagro e que sobre o qual poderão consultar mais informação aqui.

3 comentários :

Anónimo disse...

Olá Paula, estou a gostar muito do trabalho e da informação que o trumbuctu está a dar a quem quizer conhecer coisas novas ou desconhecidas nesta região de habitos um pouco parados.Bom trabalho. Beijos da Zília

Unknown disse...

Encontrei o saeu blog quando pesquisava sobre Siaptom. gostava que me dissesse algo sobre "Como medida preventiva permanente chá de cavalinha e tomilho" - para que serve, como se faz e como se aplica.
Grato pela atenção

antoniorosa@hotmail.com

Trumbuctu - diário de uma horta disse...

Olá António,
Pode encontrar a resposta aqui.

O frasco de Siapton ainda está quase cheio, deixei de usar. Considero o chorume de urtiga o melhor adubo foliar, para todas as plantas.

Parabéns pela iniciativa do Minho Verde.