6 de junho de 2009

remoção do solo

Desde esta altura, ou melhor depois de ver como o solo ficou, "quebrado", tenho pensado que o melhor mesmo seria acabar com a vinda do tractor e com a consequente remoção do solo, mesmo com a enxada. As abordagens convencionais acabam por persistir e o que eu pensava ser algo positivo tem tido um efeito nefasto, destruidor, potenciando mais voos de "pássaros tristes".

Nas leituras que tenho feito, nas conversas com a minha prima E., que foi quem me deu a conhecer o site do Nelson Avelar e o conceito de Permacultura, pela observação de outras hortas, percebo que existem "novas" formas de cultivar, formas que preservam a estrutura do solo, a parte mais importante para se conseguir hortas saudáveis e resistentes a pragas.


No passado Domingo, andava por aqui a pesquisar e encontrei, à última da hora, o IV Encontro Alternativas em Sintra onde se iria falar sobre construções com materiais naturais. Decidi ir mas, entretanto, lendo mais atentamente o programa vi que iria haver uma palestra sobre Permacultura. Nem hesitei. Valeu a pena por vários motivos.

Primeiro porque conheci quem está "por detrás" do blogue A.B.C. Hortas Gourmet, depois porque trouxe a solução que me vai substituir uma nova vinda do tractor.

Problema:
No monte temos uma invasão de eslcaracho, e que foi agravada quando passou o tractor, que o espalhou ainda mais. É uma erva de difícil erradicação, as raízes chegam a atingir 70 cm e basta ficar um pedacinho na terra para ele continuar a crescer. Ainda assim estávamos a pensar no tractor para remover a erva, trazendo-a à superfície para secar durante o Verão.

Solução:
Tapar toda a zona do terreno, onde está a erva, com cartão e deixar ficar. Como nessa parte do terreno não vamos cultivar ficará assim até à próxima Primavera. Na verdade já fazíamos isso nas zonas de cultivo, com jornal e palha, e efectivamente em certas partes a erva não nasce e nas zonas junto às plantas (mais descobertas) nasce muito menos. O solo fica coberto, protegido, toda a vida do solo e sub-solo protegida e veremos bandos de pássaros felizes.

Definitivamente, no Outono, partiremos para a construção de camas hortícolas.

1 comentário :

Paula disse...

Descobri agora o vosso site. Sou uma principiante nestas coisas das hortas, e tenho muito que aprender!