5 de fevereiro de 2010

chorume de urtiga


O chorume de urtiga é um dos melhores adubos e insecticidas naturais, não tóxicos para o ambiente. É através da fermentação que se obtém o preparado e o tempo que a urtiga fica a macerar depende do objectivo da sua aplicação.

Ingredientes:
1kg (10%) de urtigas frescas para 10L de água, de preferência da chuva ou 200/400grs (2% a 4%) de urtiga seca

Preparado:
Colocar as urtigas num recipiente de plástico com capacidade para 10L de água. Durante o dia deixar ao sol e tapar durante a noite. Se possível mexer de vez em quando.

Tempo:
Existem várias indicações quanto ao tempo de maceração das quais destaco: 1 a 2 dias para se utilizar puro, 4 a 5 dias, uma semana se o tempo estiver frio, para fermentar. Assim que começar a aparecer uma espuma branca o preparado está pronto.

Coa-se e pode ficar armazenado em lugar escuro durante uma ano. Os restos de urtiga podem ir para o compostor pois ajudam a acelerar a decomposição e à criação de húmus.

Aplicação:
Puro, por pulverização,  como insecticida
Diluído a 10% - 1L de chorume para 10L de água -como estimulante foliar
Diluído a 20% - 2L de chorume para 10L de água - como estimulante do solo e raízes

Curiosidades:
- Não utilize água da rede pois contém cloro e outros aditivos, a melhor é a da chuva.
- As urtigas que se encontram na beira da estrada absorvem o chumbo libertado pelos tubos de escape.
- O ano passado, depois de termos regado a horta com chorume, viu-se a olho nu como as plantas cresceram e ficaram mais verdes.

Este ano não seguimos à risca estas indicações mas o chorume ficou feito. Não há muitas urtigas, devemos ter utilizado cerca de 500grs para 15L de água da chuva pois era a que estava no bidão.

via Articles En Ligne e Bio Horta

7 comentários :

gintoino disse...

Já há uns tempos q ando para experimentar isso, mas por aqui as urtigas n abundam...Vou ver se apanho as poucas q há...

atimati disse...

Já faço chorume de urtigas há alguns anos. Faço sempre a olho - que não se deve fazer - mas tenho tido sorte e corre tudo bem. Tenho experimentado outros, sobretudo o de alho como fungicida, e é uma maravilha.
A produção de chorumes ainda vira arte de tão preciosos que são.....

Anónimo disse...

Poderia também cultivá-las, aqui no meu jardim nasceu uma que já utilizei duas vezes (fazendo podas) e ela ainda continua vigorosa e rebrotando. Acredito que o "bredo" também pode ser adicionado para aumentar a quantidade de P e K. Uma bomba de aquário oxigenando a solução através de uma mangueira com pedra porosa deve acelerar bastante esse processo, tendo em vista que a fermentação ocorra em meio aeróbio, dentro de uma média de 48h a fermentação deverá ocorrer, dependendo da temperatura ambiente.

Muito obrigado!

anol disse...

Bom dia,

Fiz a maceração das urtigas mas esqueci-me e deixei 3 semanas, a questão é se já foi tempo a mais e não devo usar ou se não tem qualquer problema.

Muito obrigada
Aida

Trumbuctu disse...

Aida, experimente durante alguns dias só em algumas plantas. Se observar boa reacção das plantas, em principio, poderá utilizar. Se não quiser ter esse trabalho pode sempre colocar no compostor ou diluir e regar árvores. Se fosse eu utilizava sem receio.

caminhanti disse...

A ser utilizado como insecticida, qual a frequência indicada das pulverizações?
e diluido a aplicação diária pode ser demais ou não há contra indicações?
Excelente artigo, obrigado

Trumbuctu disse...

caminhanti,

Se a praga está instalada uma vez por semana até desaparecer; se não, uma vez por mês. Vai observando o comportamento da planta e adequa a aplicação.

Como adubo foliar parece-me suficiente uma vez por mês, ou de quinze em quinze dias conforme o estádio de crescimento, e só até à frutificação.

Boas culturas!