7 de fevereiro de 2010

Ervilhas


As ervilhas têm sido um festim para os caracóis e lesmas. O frio que tem feito e a falta de sol não têm ajudado ao seu desenvolvimento. Com paciência fomos tapando todos os pés de ervilha e os resultados já se notam (não tanto na foto). Protegidas por mini-estufas cresceram muito e as folhas ratadas pelos caracóis já quase desapareceram.

Aliás, a horta está super habitada: caracóis, lesmas, aranhas, grilos, minhocas (devido ao estrume). A boa notícia são a inúmeras rãs que por lá andam também e que se alimentam de alguns destes animais.

4 comentários :

gintoino disse...

Pois...as minhas desapareceram da face da terra. Vou ter de voltar a semear tudo de novo. As favas em contrapartida estão lindas ;-)

Trumbuctu disse...

Olá, tenho ido ao teu jardim mas está tão silencioso...

Eu vi as favas, estão muito bonitas, ao contrário daqui, cheias de pulgão. Bom, nem todas, uma qualidade de semente deu favas onde até agora não apareceu pulgão.

Anónimo disse...

Olá,
Parabéns pelo seu blogue.
Tenho a seguinte pergunta para lhe colocar: Conhece algum repelente natural para lesmas?
Obrigada.

Trumbuctu disse...

O repelente mais eficaz que conheço, e único para quem não utiliza químicos, são os patos ":O)

Também temos o mesmo problema, mais com os caracóis, e o que faço é semear na horta flores que os/as atraem: capuchinhos, os caracóis adoram, e maravilhas que ajudam a repelir. Assim, deixam as culturas um pouco mais em paz.