16 de abril de 2010

"a farm for the future"


[actualização de 07.04.10]

"Uma quinta para o futuro", traduzindo à letra. Eu talvez traduzisse como "Uma agricultura para o futuro". Este foi o documentário visionado no seminário sobre sustentablidade, organizado pela Associação de Estudantes da FCUL.

Já tinha assistido ao filme quando fiz o PDC mas gostei muito de o rever, surgem sempre coisas novas ou uma visão diferente da primeira. O debate que se seguiu decepcionou-me um pouco. A beleza e os resultados concretos que se conseguem com práticas de Permacultura não emergiu e pendeu-se para o velho dilema "ciência versus conhecimento empírico".

Ainda assim valeu a pena. O debate clarificou-me sobre algumas questões como a teoria do Pico do Petróleo (Pick oil), a nossa dependência de certos recursos energéticos, as consequências e extensão do fim desses recursos para o planeta. Nunca tinha pensado, por exemplo, sobre o processo de fabrico dos painéis solares. Ingenuamente via em alternativa ao petróleo as energias renováveis sem imaginar a quantidade de crude necessária para construir um painel solar. Ainda estamos longe de produzir energias solar, eólica sem recurso ao petróleo e esta questão, como criar energias alternativas, é transversal à forma de produção de quase todos os recursos energéticos utilizados hoje.

Sem comentários :