27 de abril de 2010

micetozoários



Clicar nas imagens para ampliar

Encontrei-os nas duas camas de feijão e cebola. Tem uma aparência de fungo, mas é um mixomiceto, Fuligo septica, com nome comum de vomitado de cão ou ovos mexidos. As células agregam-se formando um plasmódio (massa de protoplasma sem parede celular, composta por células indiferenciadas. Movimentam-se de forma amebóide na procura de alimento; alimentam-se essencialmente de bactérias por fagocitose. Este organismo desenvolve-se frequentemente sobre mulch, restos lenhosos de árvores, entre elas sobreiros e pinheiros, e material em decomposição. Podem igualmente desenvolver-se no caule e folhas de algumas plantas (ver última foto, mixomiceto junto de um pé de feijão). Sob condições adversas enquistam e podem sobreviver por décadas.


1º dia


2º dia


3º dia


vários dias depois

O F. septica, em particular, tem uma grande resistência a elevados níveis tóxicos de metais. Aparentemente o pigmento que lhe confere a cor amarela é capaz de converter os metais em formas inactivas. Remeto-vos para este post e para o livro de a capacidade de regenerar os solos através dos cogumelos e espécies similares.

Nota: Embora tenha frequentado uma licenciatura em Biologia sou leiga e autodidacta na identificação de espécies, por isso a informação que consta neste blog, relativamente a dados científicos, está sujeita a confirmação.

identificação via Tom Volk e Wikipédia.

Sem comentários :