21 de abril de 2010

flor da ervilhaca



Se soubesse que a flor da ervihaca era assim tão bonita nunca a teria cortado antes das plantas florirem. Hoje estaria por aqui um campo lindo cor de rosa, lilás e amarelo (da tremocilha). De futuro já sei o que utilizar como cobertura de solo em zonas que não serão cultivadas ou que simplesmente não têm nada. Além de proteger o solo alimenta-o.

Se quiserem ler mais sobre este assunto podem descarregar gratuitamente, para uso pessoal, um dos livros de Masanobu Fukuoka The Natural Way of Farming: The Theory and Practice of Green Philosophy. Para requisitar uma cópia, via Soil And Health Library, clicar aqui. Versão em inglês.

Nota: Quando se utilizam plantas como adubo verde, manda a tradição cortar-se um pouco antes da floração, pois é nessa altura que a planta está na sua força e com o máximo de nutrientes. Mas entre isso ou manter o solo coberto com cobertura viva, e com flores lindas como esta, inclino-me mais para a segunda opção, não cortar. Provavelmente, no ano seguinte já nascerá espontânea, das sementes que ficam na tera.

Sem comentários :