27 de fevereiro de 2011

lixívia


A lixívia foi outra das experiências caseiras que tiveram lugar no Trumbuctu. Uma excelente forma de reciclar as cinzas da lareira. Um bom produto de limpeza? Não sei ainda. É verdade que limpa, nota-se a olho nu mas questiono a acção que poderá ter no solo. Será, de certo, substancialmente inferior se comparada com a da lixívia industrial, não há dúvida. Também utilizamos as cinzas na horta, em pequenas quantidades ou conforme as necessidades do solo - por serem ricas em sódio, potássio e magnésio, nutrientes indispensáveis ao crescimento das plantas - e não me parece que tenha um impacto ambiental significativo, até porque é feito a uma pequena escala.

receita da Lixívia de Cinzas via A Horta Encantada

8 comentários :

A Horta Encantada disse...

Olá,
cá por casa este também passou a ser o nosso detergente de eleição. Ando agora a "armazenar" para que no Verão tenha em quantidade suficiente para as limpezas.
Achei curioso o cheiro que mencionaste, talvez tenha a ver com o tipo de lenha que utilizaste. Já fiz a experiência com vários tipos de lenha, azinho, sobro, macieira e uma mistura de lenhas (acácia mimosa e eucalipto). Todos elas ficaram com um cheiro ligeiramente frutado, que me faz lembrar casca de laranja, excepto a mistura de lenhas. A lixívia ficou com um tom muito mais escuro e para além disso o cheiro não é muito agradável, mas o seu poder de limpeza mantém-se.
O passo seguinte é experimentar fazer sabão com a lixívia, estou só à espera que o tempo fique mais quentinho, depois conto como correu.

Entretanto já fiz uma pasta de dentes :-D Amanhã partilho.

Trumbuctu disse...

Agora, dentro do garrafão, está inodoro. Talvez fosse logo após retirar do lume, ainda quente.

Aguardamos essas novas experiências ":O).

Paula
❀ ❀ ❀

Chantal disse...

ola!! sou nova por aki, mas ja estou acompanhando suas dicas e realizando as que posso. Adorei o seu blog!!! me ajuda muito na hortinha que estou iniciando aki nos fundos de casa.
TEnho uma duvida a respeito da lixivia, como vc usa? deixa as coisas de molho dentro dela, diluis em mais agua. Euja fiz a minha mas ainda nao usei pq nao sei como...fico agradecida desde ja!

Trumbuctu disse...

Olá Chantal,
Esta foi a primeira vez que fiz lixívia caseira mas acho que se pode usar exactamente como a convencional. Na limpeza de superfícies tenho usado pura e diluída. Experimentei na roupa diluída. Até agora tem funcionado muito bem.

Paula

Chantal disse...

Paula!
Muito obrigada pela resposta
estou mais do que encantada com a lixivia!!
depois que eu li sua resposta fui testar ele no fogão (acho que vcs dizem lumen) de casa que estava todo engordurado. Sem nenhuma gotinha de sabao, toda a gordura foi embora! Nao acreditei...
Fui correndo pra lareira de casa que ainda tinha um montao de cinzas e ja fiz mais dois litros!!
Eu nem conhecia a convencional..Esta mais do que aprovada!!

Wise Up disse...

E qual foi o resultado? Achou que lavava bem?

Trumbuctu disse...

Sim, lava muito bem. Na roupa é que os resultados ficam aquém da convencional, ou há algo que não estou a fazer bem. De qualquer forma é o que uso na limpeza da casa e de superficies. A lixívia convencional não utilizo.

Wise Up disse...

Boa, obrigada! :)