13 de fevereiro de 2011

misty e sharpblue


Misty, flor/botão

Os mirtilos finalmente chegaram ao Trumbuctu, as cultivares Misty e Sharpblue. Estas espécies de mirtilos não precisam de muitas horas de frio sendo por isso uma boa opção aqui para o Sul de Portugal.

Continuamos a procurar a cultivar Rabbiteye que, segundo nos informou a produtora de mirtilos, que nos deu estes dois exemplares, é mais indicada para a indústria.


Misty (folha)

Esta cultivar necessita de 300 horas de frio (poucas horas quando comparado com outras variedades que necessitam de 1000 horas) e cresce melhor junto com outras variedades. O solo deve ser ácido e com boa drenagem. A colheita dos frutos nesta variedade é precoce, feita normalmente, segundo li, em Abril.


Sharpblue (flor/botão))


Sharpblue (folha)

Esta cultivar necessita de 150 horas de frio. O solo deve ser ácido e com boa drenagem. A colheita dos frutos é igualmente precoce, feita no fim de Abril e principio de Maio.

Solo
Ácido e com boa drenagem. Deve ser previamente preparado com matéria orgânica - composto ou turfa.

Fertilização do solo
Um bom fertilizante é o farelo de algodão, composto de boa qualidade ou turfa aplicado em Abril, Junho, Agosto e Outubro.

Plantação
Abrir uma cova, colocar matéria orgânica e, caso a planta venha em vaso, distender um pouco as raízes por toda a cova. Colocar agulhas de pinheiro como mulch pois ajudam a acidificar o solo. Retirar os ramos mais pequenos da base, se os houver, e deixar o tronco principal da planta.

A melhor altura para transplantar é entre meados de Dezembro a meados de Fevereiro.

Podas
Durante o primeiro e segundo ano as flores devem ser retiradas para aumentar o vigor da planta e garantir uma melhor produção. A poda dos ramos deve ser feita logo a seguir à colheita retirando 1/4 ou 1/5 dos ramos.

As plantas podem chegar aos vinte cinco/ trinta anos a produzir, desde que respeitadas as podas necessárias, as regas e a qualidade do solo (tendencialmente ácido e rico em matéria orgânica).

Podem encontrar informação detalhada aqui (pdf).

4 comentários :

Anónimo disse...

Que complexa flor e que sofisticada.
Não conhecia gostei muito
Obrigada minha querida
Júlia

Ana Ramon disse...

Olá Amiga. Obrigada pelas tuas palavras sempre tão simpáticas. Andei muito tempo a consultar o Trumbuctu e a aprender com as tuas experiências. Mas ultimamente não sei o que acontece ao tempo que acaba por se passarem semanas e meses sem visitar os cantinhos dos amigos e nem sequer o meu :( Esta vida está cada vez mais complicada. Mas como para a frente é que é o caminho, cá vamos andando.
Quanto ao burro, quando decidires comprar um, mostra-me as fotos.
Este ano comprei um pequeno mirtilo envazado mas ainda nem vi de que qualidade é.
Beijinho grande

Anónimo disse...

Olá

Gosto muito deste blog.
Temos, eu e o meu marido, uma "Horta Urbana" (como se designa agora todos os que conseguem em varandas ou terraços, em plena cidade, tirar algum alimento de forma natural) e este blog tem-nos dado informações muito úteis.

Será que me poderia dizer onde podemos adquirir a planta do mirtilo? Gostavamos de experimentar criar. Adoro o fruto.

Qualquer centro de jardinagem terá? e em que altura do ano aparecerá?

Obrigada

Trumbuctu disse...

Depende, se for em Portugal o melhor sítio será directamente aos produtores e pedir uma ou outra poda. A melhor altura para transplantar, ou adquirir novos exemplares, é entre meados de Dezembro a meados de Fevereiro.

Não faço ideia se os centros de jardinagem costumam ter mas caso não tenham talvez possam encomendar.

Boa sorte! ":)