12 de março de 2011

boldo-da-terra


Plectranthus barbatus

Boldo--da-terra, boldo-de-jardim ou falso boldo (Plectranthus barbatus). Falso porque o que normalmente é utilizado como planta medicinal é o boldo-do-chile (Peumus boldus), uma árvore . O boldo-da-terra, originário de África, é um arbusto perene que pode atingir de um a dois metros de altura. Ambos têm propriedades semelhantes mas efeitos colaterais diferentes.

O boldo-da-terra é uma planta bastante resistente mas muito sensível às geadas. Tivemos oportunidade de o constatar quando nos ofereceram estas mudas, no período das fortes geadas que se fizeram sentir em Fevereiro. As plantas quase morreram, as folhas queimaram e todas elas pareciam definhar. Estão agora cheias de folhas novas.

Esta é uma planta que se propaga por estaca e desenvolve-se melhor em pleno sol. Como a parte utilizada são as folhas retiram-se as inflorescências para se obter uma planta mais volumosa, com mais folhas.

O chá utilizado é feito normalmente com a maceração das folhas e não deve ser tomado por longos períodos de tempo. Quando tomo chá com propriedades medicinais costumo tomar durante 10 dias e só retomo, caso necessário, no mês seguinte.

1 comentário :

Alziro Patafisico disse...

Minha mãe sempre tinha boldo no jardim e fazia chás sempre que alguém tinha problemas de fígado. É amargo, mas eu gosto.