30 de março de 2011

DIY creme para a barba





Há quatro anos, a idade do blogue Trumbuctu, aconteceu-me o que pensei ser uma enorme desgraça. Não tão grande como outras que vida me trouxe mas, ainda assim, suficiente para me levar a pensar que não me iria levantar. Hoje, quando olho para esse momento, percebo que se não fosse isso provavelmente o Trumbuctu não existiria, não teria mudado a minha forma de estar na vida nem estaria agora em busca deste sonho. Nem tão pouco ontem teria passado um belo dia de Domingo, na cozinha, a fazer experiências caseiras de creme depilatório e para a barba.

Depois de uma primeira experiência fracassada, por interpretação errada de pesos e medidas, parece-me que acertei. Agora é só uma questão de afinar um pouco melhor a receita; a mistura 'coalhou'; de dois frascos e meio ficámos com um (por qualquer razão o volume do creme diminuiu) e deixou de ficar com o aspecto de espuma como mostra a imagem. O feedback que obtive como creme de barba foi: 1) resulta mas tem de ser espalhado com pincel de barba, 2) a consistência deixou de ser a de uma espuma e passou a ser a de um creme, dificultando a passagem da lâmina, 3) a pele fica suave e o creme deixa uma sensação agradável.

Como creme depilatório ainda não experimentei. Fi-lo com o resultado da primeira experiência, em que abusei da cera de abelhas, e a lâmina começou a empastelar, mas resultou. Com este novo creme funcionará melhor com certeza. Depois dou notícias. De qualquer forma, terei ainda que afinar a receita para conseguir uma consistência permanente de espuma.

A receita, via Bright Hub, com alterações pessoais

Ingredientes
60 ml de óleo de coco
28 grs de cera de abelhas
425 250ml de água destilada (acrescentar se necessário)

55 grs de sabão de azeite (usei sabão Casulo, comprado em drogaria)
7 grs de bicarbonato de sódio (suaviza e protege a pele)
125 ml de mel puro
5 gotas de óleo essencial de árvore do chá
5 gotas de óleo essencial de menta (actua como agente de conservação)
2 gotas de própolis

Instruções
Aquecer o óleo e a cera de abelhas em banho maria, em lume brando, e mexer até obter uma mistura clara. Colocar numa tigela larga e deixar arrefecer.

Noutra panela aquecer a água e adicionar o bicarbonato de sódio e o sabão, mexendo até completa diluição. Acrescentar o mel à mistura e mexer. Juntar esta mistura ao óleo e cera de abelhas, agora já à temperatura ambiente. Adicionar os óleos essenciais (opcional) e misturar tudo com uma batedora até se obter uma consistência de espuma. Guardar num recipiente hermético em local seco e fresco. Conserva-se, aproximadamente, por três meses.

Boas experiências! E não se esqueçam de dizer como correu.

2 comentários :

Anónimo disse...

Vou ficar à espera das notícias. Agora que está a chegar o bom tempo, temos que nos preparar para pôr as pernocas ao léu!
Por tudo o que cá aparece, ainda bem que existe o trumbuctu.

Ana

Trumbuctu disse...

Experimentei hoje, Ana. Resultou na perfeição!
Tem um cheiro e textura muito agradáveis, quase apetece comer, e afinal faz espuma; é necessário massajar um pouco para a criar, depois é só tirar o 'pelinho' ":O)

O mais importante para mim é que até posso regar as plantas com a água utilizada ❀❀❀

Se quiseres experimentar diz-me.

Beijos